PUB

Saúde

Africa Avanza retoma programa “Médicos solidários” em Cabo Verde

A Associação de cooperação Africa Avanza estreou uma nova missão de cooperação de médicos solidários, em Cabo Verde. Esta surge após várias conversas com o Ministério da Saúde de Cabo Verde, assentes em compromissos firmes de melhoria dos processos internos de organização, reparação e substituição dos equipamentos cirúrgicos.

A missão teve o seu início no passado dia 16 de Fevereiro e prolonga-se até o dia 25 de Fevereiro. A mesma, que integra uma equipa de médicos composta por um ortopedista e um médico geral, está realizando cirurgias em Ortopedia e consultas medicina geral no Hospital Público Ramiro Figueira de Sal.

Esta é a 20ª missão da Africa Avanza em Cabo Verde e está assente em bases de uma sólida cooperação de mais de cinco anos, que de forma contínua e completamente altruísta tem prestado um serviço ao sistema de saúde do país e da ilha do Sal, em particular.

Esta cooperação tem impacto directo na qualidade de vida sanitária dos salenses. Ao longo destes cinco anos a Africa Avanza já realizou mais de 721 cirurgias de forma gratuita. A iniciativa configura-se actualmente numa das mais estáveis cooperações na área da saúde, tendo em conta o nível de compromisso dos recursos humanos implicados no programa de Médicos Solidários para Cabo Verde e equipamentos.

 Para além de apoiar localmente a concretização do direito de acesso à saúde junto dos salenses, gera benefícios evidentes para sistema de saúde e protecção social a nível nacional, que se traduzem na redução de evacuações inter-ilhas e internacionais, formação de profissionais nacionais de técnicas avançadas de medicina, a disponibilização de equipamentos clínicos e consumíveis hospitalários e redução de tempo hospitalização.

No âmbito deste novo quadro de colaboração com Ministério de Saúde, a Africa Avanza, pretende impulsionar compromissos mútuos que garantam a continuidade da cooperação e reforço da cooperação em outras áreas, nomeadamente a formação médica.

PUB

PUB

PUB

To Top