O Tribunal de Contas (TC) de São-Tomé e Príncipe passa, a partir desta sexta-feira, 9, a contar com um novo edifício de três pisos, construído de raiz, na capital são-tomense.
A ser presidida pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho na presença de outras entidades públicas do País, a cerimónia de inauguração contará, ainda, com representantes máximos dos tribunais homólogos, nomeadamente: de Angola, Brasil, Gabão, Guiné-Equatorial, Moçambique e Portugal.
“Trata-se de uma conquista que deve ser assinalada da melhor forma possível”, vinca José António Monte Cristo, president do TC, citado pela Lusa.
O novo edifício permitirá ao Tribunal “elevar o seu desempenho”, marcando “uma nova etapa”, após 15 anos de vários constrangimentos, resultantes das condições inadequadas nas anteriores instalações.
Além das actividades programadas para o dia da inauguração, Monte Cristo anunciou, ainda, a existência de outras, nomeadamente: um torneio de futebol em São-Tomé e na ilha do Príncipe, bem como um outro de “bisca 61”.
Instituído em Junho de 2003, o Tribunal de Contas são-tomense é um órgão supremo e independente de controlo da legalidade das receitas e despesas públicas e julgamento das contas.