PUB

Cultura

Carnaval/Maio: Grupos de animação levam magia e folia às ruas

O pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Maio já definiu os apoios para os grupos de animação que vão desfilar no Carnaval deste ano. Os recursos são canalizados a todos os grupos de animação das diversas localidades da ilha que se pontificaram a trazer alegria e cor às ruas do Porto Inglês e não só.

De acordo com o vereador da Cultura, Queita Santos, o grande destaque deste ano vai para os grupos de animação que vão desfilar trazendo para as ruas e Avenida a magia e folia do Carnaval que ele espera venha a ser “contagiante”.

Os desfiles têm início já neste sábado, 10, com as crianças do Pólo Educativo nº I (Porto Inglês e Morro) e prosseguem na terça-feira, 13, com vários outros grupos da cidade.

Quem também vem a Porto Inglês, na terça-feira, 13, mostrar a sua alegria são os grupos de animação da Vila do Barreiro, de Morro e as crianças dos Pólos N.º IV (Barreiro, Figueiras e Ribeira Dom João).

Na Vila da Calheta haverá desfiles dos estudantes dos Pólos nº II e que envolve ainda as comunidades de Morrinho e Cascabulho.

Na Região Norte, haverá desfile com alunos do Pólo III, envolvendo as comunidades de Pedro Vaz, Santo António, Praia Gonçalo, Alcatraz e Pilão Cão.

Os incentivos da Câmara Municipal aos grupos de animação foram definidos e variam entre os 12 mil e 30 mil escudos, por grupo, observa o Vereador que faz saber que para este Carnaval há um orçamento na ordem dos 300 mil escudos, incluindo o apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, no valor de 200 contos.

Quanto ao concurso, o vereador indica que os grupos oficiais não se disponibilizaram, alegando, de entre outros, a falta de tempo para se organizar.

Lembrou, no entanto, que havia um compromisso assumido com os grupos desde o ano passado, no sentido de se evoluir do modelo de animação para concurso neste ano, mas não houve manifestações nesse sentido.

Enquanto promotora desta tradição, indica o vereador, o pelouro que lidera deseja ver as ruas “coloridas” e com “folia contagiante” no Carnaval.

PUB

PUB

PUB

To Top