PUB

Mundo

Itália pronta para receber conferência sobre trânsito de imigrantes

O Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros está pronto para organizar a segunda conferência dos países africanos de trânsito para fluxos migratórios, a iniciar-se esta terça-feira, 6.

Participam neste encontro, sob o lema: “Responsabilidade Partilhada para se Alcançar um Objetivo Comum: A Solidariedade e a Segurança”, países africanos, nomeadamente, Líbia, Argélia, Tchad, Egipto, Etiópia e Tunísia, bem como europeus, como França, Alemanha, Malta, Níger, Países Baixos, Espanha, Sudão e Tunísia.

A conferência será aberta pelo ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Angelino Alfano, seguindo-se uma intervenção da alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, e do director-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing.

Usam, também, da palavra, o secretário-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Thomas Grimminger, que assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Todor Stoyanov.

A conferência tenciona acompanhar a nova abordagem do diálogo que abriu a declaração-conjunta da primeira edição desta reunião, realizada a 6 de Julho ultimo, em Roma (capital da Itália), e baseada numa parceria entre os países europeus e os de trânsito de fluxos migratórios em África.

PUB

PUB

PUB

To Top