PUB

Sociedade

Colmeia promove formação de capacitação de profissionais em educação especial e comunicação alternativa

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais (COLMEIA) promove a partir desta segunda-feira, 05, até quarta-feira, 07, uma acção de capacitação destinada aos profissionais que lidam com o público-alvo portador de deficiência.
A acção de formação, que será ministrada por uma especialista em educação especial e na comunicação alternativa, com larga experiência na matéria e na formação dos professores em Portugal, visa, segundo a presidente da Colmeia, reforçar a capacidade dos técnicos nacionais para que possam dar melhor resposta às demandas no país.
“O curso visa qualificar profissionais para a realização de práticas pedagógicas que respondam aos desafios do processo educacional inclusivo e contribuam para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do aluno com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento, bem como preparar os profissionais para actuarem nas salas de aula e no atendimento”, diz Isabel Moniz.
De acordo com Isabel Moniz, para além de ministrar a acção de formação aos técnicos nacionais, a especialista portuguesa fará outros trabalhos junto das famílias, inteirando-se da forma como vivem e convivem com pessoas com deficiência.
A formação de capacitação, cuja abertura terá lugar nesta segunda-feira, na sala de Formação da Plataforma das ONG, Achada São Filipe, na cidade da Praia, será presidida pela Primeira Dama, Lígia Fonseca, que nesta ocasião fará também a entrega de um cheque donativo no valor de 661.590$00 a favor da Associação.
O valor foi arrecadado num jantar de beneficência realizado em Lisboa em parceria com a esposa do embaixador de Cabo Verde em Portugal.
A Colmeia trabalha com famílias que lidam com patologias de Dificuldades Específicas de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, transtornos especifico de linguagem), Deficiências Sensoriais (Auditiva e Visual), Deficiências Intelectuais (Síndrome de Down), Altas Habilidades Intelectuais e Sobredotados; Transtorno por Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Deficiência física- motora, Paralisia Cerebral, Transtornos de Espectro Autista (TEA), Transtorno Global de Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Microcefalia.

PUB

PUB

PUB

To Top