PUB

Cultura

Académico brasileiro recolhe livros para Cabo Verde

Mais de mil títulos, de autores contemporâneos brasileiros, é o resultado de uma campanha de recolha de livros lançada por Leandro Garcia, investigador, professor e director do Acervo de Escritores Mineiros da Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG) no Brasil.
Com isso pretende ajudar os leitores cabo-verdianos a conhecerem a actual produção literária brasileira, que diz ser pouco ou nada conhecida em Cabo Verde.
A ideia de realizar uma campanha de recolha de obras contemporâneas da literatura brasileira surgiu depois de Leandro Garcia ter realizado uma visita de trabalho a Cabo Verde, no final do ano passado, a convite da Embaixada do Brasil na Praia. Aqui e na Cidade Velha ministrou palestras centradas na obra e na figura do Padre António Vieira relativas à sua passagem por este arquipélago no Natal de 1652, conforme artigo publicado pelo A NAÇÃO no seu nº 538, de 21-12-2017.
Foi depois dessa experiência, que lhe permitiu conhecer um pouco da realidade literária brasileira disponível nas livrarias e principais bibliotecas da capital de Cabo Verde, que Leandro Garcia decidiu avançar com a campanha, ainda em Dezembro do ano passado, depois do seu regresso de Cabo Verde.
“Nas bibliotecas e livrarias da Praia vi apenas alguns ‘clássicos’ brasileiros, mas não a produção contemporânea. O que se lê actualmente do Brasil são os livros de autoajuda, mas a boa literatura não, infelizmente”, explicou ao A NAÇÃO.
Em apenas 40 dias de campanha, Leandro Garcia conseguiu recolher 1150 obras, “um verdadeiro recorde”, como diz.
Leia mais na edição impressa nº543 do Jornal A NAÇÃO.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top