PUB

Sociedade

Colmeia realiza primeira reunião mensal de 2018 com famílias de portadores de deficiência

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, Colmeia, realiza, este sábado, 27, pelas 16H00, na Escola Técnica, Achada Santo António, cidade da Praia, a primeira reunião mensal do ano 2018.
O objectivo é, segundo a presidente da Colmeia, Isabel Moniz, auscultar as famílias e encarregados de educação de filhos com deficiência, sob forma de juntos pensarem as estratégias e trabalhar na busca de respostas a nível terapêutico que têm afligido este público-alvo.
As respostas, de acordo com a responsável, passam pela sensibilização da população e nas comunidades, nas terapias e sua comparticipação no sistema contributivo e não contributivo, nas escolas com aprendizado e avaliação, atribuição de pensão da Deficiência, transporte e pagamento das consultas hospitalares, entre outras questões.
Recorda-se que estas questões têm sido colocadas a esta organização, que tem levado estas preocupações aos poderes públicos, sob forma de trabalhar com as áreas transversais que lidam com esta matéria.
“Muitas famílias, mormente as mais carenciadas com filhos ou membros com deficiências, passam por situações de estigma e outros constrangimentos que prejudicam sobremaneira a vivência e a convivência destes em qualquer comunidade. Isso põe em causa a saúde físico e psíquico de um público-alvo que merece a atenção de toda a população”, avisa Isabel Moniz.
A Colmeia atende famílias que têm parentes com Dificuldades específicas de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, transtornos especifico de linguagem); Deficiências sensoriais (Auditiva e Visual); Deficiências intelectuais (Síndrome de Down); Altas habilidades intelectuais e Sobredotados; Transtorno por Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Deficiência física- motora, Paralisia Cerebral, Transtornos de Espectro Autista (TEA), Transtorno Global de Desenvolvimento, Deficiência múltipla e Microcefalia.
ACN

PUB

PUB

PUB

To Top