PUB

Sociedade

Cabo Verde acolhe VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental

Cabo Verde acolhe, pela primeira vez, o encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental (toda a CEDEAO e a Mauritânia), que reúne representantes das Conferências Episcopais dos países da África Ocidental de língua francesa, portuguesa e inglesa (CERAO-RECOWA).
O evento acontece de 26 a 30 de Janeiro corrente, no Seminário de São José, na cidade da Praia. A Sessão de abertura oficial terá lugar no sábado, dia 27, no salão do Seminário de S. José.
No dia 28, domingo, haverá uma solene eucaristia com os 18 bispos e 2 cardeais, às 10.30 horas, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Graça, Praia. É uma bela e oportuna ocasião para antecipar a celebração do aniversário da criação da mais antiga Igreja da África – a diocese Santiago de Cabo Verde – em Janeiro de 1533.
Participam neste 6º encontro 32 membros, sendo convidado de honra o cardeal Peter Turkson, Prefeito do importante Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.
Durante esses dias serão abordados temas vários que têm a ver com a família, a juventude, a pastoral social, incluindo a análise da situação política nos respetivos países.
Neste encontro estarão presentes, ainda, os presidentes das conferências episcopais que também irão participar numa formação específica sobre a questão da “Liderança da Igreja em África» e debater sobre melhor agir e estar na igreja e na sociedade.
O Conselho Permanente reúne-se uma vez por ano (este é o 6º encontro) para fazer a avaliação geral do andamento dos trabalhos programados, o reforço da coesão das igrejas de diversas línguas e culturas, de forma a estarem mais unidas entre si as igrejas locais e nos países da Costa Ocidental da África.
Recorda-se que no ano passado, Dom Arlindo Furtado, que tinha sido nomeado membro da Comissão de Finanças, participou no encontro pela primeira vez.

PUB

PUB

PUB

To Top