PUB

Mundo

Alemanha: Merkel pede responsabilidade ao SPD para governo estável

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu aos sociais-democratas que dêem mostras de responsabilidade e aprovem, no domingo, 21, o acordo de princípio para que a Alemanha possa ter um governo estável.

“Conto com uma decisão responsável dos sociais-democratas”, disse Merkel em Berlim, referindo-se à votação do acordo de princípio para a formação de uma nova grande coligação pelo Partido Social-Democrata (SPD), no domingo.

A aprovação do acordo pelo partido não está garantida. Nos últimos dias, destacadas personalidades social-democratas e as federações regionais manifestaram-se contra o acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel.

Quase quatro meses depois das eleições de 24 de Setembro, a CDU, que venceu sem maioria, não conseguiu formar governo.

Depois do fracasso, em Novembro, das negociações com o Partido liberal (FDP) e os Verdes, um acordo com os sociais-democratas é a última oportunidade da chanceler para governar mais quatro anos.

CDU, o aliado bávaro CSU e o SPD alcançaram, há uma semana, um acordo programático que, se for aprovado pelos 600 delegados sociais-democratas, reunidos em congresso extraordinário no domingo, será a base de um futuro acordo de governação.

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top