Coreia do Sul e do Norte acordaram formar uma única equipa feminina de hóquei no gelo e desfilar em conjunto na cerimónia de abertura nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.
Estas decisões foram tomadas pelos responsáveis dos dois países, numa reunião de trabalho em Panmunjom, cidade fronteira na zona desmilitarizada, que divide a península coreana, onde foi assinado o cessar-fogo.
Antes, o ministro da Unificação Sul-coreano já tinha anunciado o acordo para o desfile-conjunto, sob “bandeira unificada”, acrescentando que as duas Coreias vão consultar o Comité Olímpico Internacional (COI) sobre estes temas.
Na sequência de três encontros em menos de dez dias, a Coreia do Norte acordou, também, a presença de 230 “cheerleaders” nos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão ser disputados em PyeongChang, na Coreia do Sul, entre 9 a 25 de Fevereiro, e de uma delegação nos Jogos Para-Olímpicos, a realizar entre 9 e 18 de Março.
No início desta semana, as delegações tinham chegado a acordo sobre a actuação no Sul de 80 músicos e 60 cantores e bailarinos norte-coreanos, durante os Jogos, para os quais o Norte poderia apresentar um par em patinagem artística, mas falharam o período de confirmação de participação.