PUB

Mundo

EUA retêm verba destinada à agência da ONU para refugiados palestinianos

18Os Estados Unidos da América (EUA) enviaram 60 milhões de dólares (48,9 milhões de euros) para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), mas reteve 65 milhões de dólares (53 milhões de euros) suplementares, referiu o Departamento de Estado.

“É necessário rever com profundidade a maneira como a UNRWA funciona e o seu financiamento”, justificou um responsável do Departamento de Estado norte-americano.

O mesmo responsável afirmou que, “sem o montante” suplementar, que se destinaria a pagar os salários nas escolas e o sistema de Saúde na Jordânia, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, “as operações da UNRWA estão ameaçadas”.

Lembrou ainda que os EUA foram “durante décadas” o maior contribuinte para a UNRWA e que os norte-americanos contribuíram com 30 por cento dos financiamentos da organização.

A UNRWA é uma organização de desenvolvimento e assistência humanitaria, destinada a intervir junto de mais de quatro milhões de refugiados palestinianos na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.

Washington pediu já a outros países para aumentarem o valor das contribuições para a UNRWA.

No passado dia 3, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse que o Presidente Donald Trump “não quer dar um fundo suplementar até os palestinianos concordarem em voltar à mesa de negociações de paz”.

PUB

PUB

PUB

To Top