PUB

Destaques

Destaques da edição 542 do Jornal A NAÇÃO

LEVANTAMENTO DE IMUNIDADE PARLAMENTAR DE JOSÉ VEIGA
PAICV AMEAÇA RETALIAR COM PERDA DE MANDATO DE JORGE SANTOS
A decisão de levantar a imunidade parlamentar de José Gomes da Veiga pode abalar as relações institucionais entre o PAICV e o MpD, podendo perigar eventuais acordos de regime nesta legislatura. Agastados, os “tambarinas” cogitam, em resposta, solicitar a perda de mandado do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, por este ter “usurpado” poderes que não eram seus, conforme acórdão recente do Tribunal Constitucional.
APESAR DAS GARANTIAS DO MINISTRO OLAVO CORREIA
LEITE, IOGURTES E SUMOS IMPORTADOS ESTÃO MAIS CAROS NO MERCADO
Alguns tipos de leite e iogurtes importados estão mais caros no mercado. A subida de preço, segundo operadores ouvidos pelo A NAÇÃO, deve-se ao aumento da taxa de importação destes produtos, por parte do Governo, para proteger a produção nacional. A Tecnicil Indústria, a principal beneficiária, diz-se “à vontade”.
ALFREDO CARVALHO, PCA DA TECNICIL INDÚSTRIA
“O NOSSO LEITE TEM QUALIDADE SUPERIOR A MUITAS MARCAS EXISTENTES NO MERCADO”
Alfredo Carvalho, o patrão da Tecnicil Indústria, assume que a sua empresa é a única e a primeira que aposta na produção de leite e sumos naturais no país. E para esta nova aposta tem em curso um investimento de um milhão e cem mil contos, estando já a laborar mais de cem pessoas no projecto.
E garante: “O leite que acabamos de lançar no mercado tem qualidade superior a muitas marcas comercializadas actualmente em Cabo Verde”.
SOKOLS’2017
O QUE VEM A SEGUIR?
Após a Marcha da Democracia, realizada no passado dia 13, os “facilitadores” do Sokols’2017 falam, agora, em cenários mais “radicais”, nomeadamente, uma greve nacional, bem como a entrega de um caderno reivindicativo ao Governo a exigir melhor partilha dos recursos do Estado, a descentralização e a regionalização.
INSPECÇÃO GERAL DE FINANÇAS DETECTA VÁRIAS ILEGALIDADES NA SDE
O então director-geral da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (SDE), Marco Aguiar, recebeu vários adiantamentos de salário, de forma irregular. Esta é uma das conclusões de uma auditoria realizada pela Inspecção-Geral de Finanças, que também manda repor mais de dois mil contos atribuídos, de forma ilegal, como donativo à Associação Desportiva do Bairro Craveiro Lopes, dirigida pelo PCA da SDE, Carlos Sena.
ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DE CABO VERDE ESCOLHE NOVO REITOR
As eleições na Reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) acontecem nesta sexta-feira, 19, com quatro candidatos na corrida. Judite Nascimento, candidata à sua própria sucessão, Artur Furtado, Eurídice Monteiro e Corrine Almeida, um deles será o novo reitor da Universidade Pública.
CIDADE DA PRAIA
ALTO DA GLÓRIA AINDA É INFERNO
O seu nome já foi Inferno e, talvez, esta seja a designação que ainda melhor espelha a realidade de Alto da Glória, um bairro degradado, clandestino e sem quaisquer infra-estruturas básicas. Fica na Cidade da Praia, na fronteira com Terra Branca.
IVO DOS SANTOS
UM CASO DE SUCESSO NO ANDEBOL NACIONAL
Actualmente ao serviço do clube austríaco IHB Handball Graz, Ivo Santos é referenciado como uma das “pérolas” do andebol cabo-verdiano. O jovem natural de Santiago já representou o Batuque (São Vicente), o Benfica e o Belenenses (Portugal). E em relação ao actual nível competitivo em Cabo Verde, o atleta destaca os recentes ganhos e a necessidade de se apostar em projectos estáveis para o futuro.
Encontra, também, nesta Edição nº 542, que chega às bancas nesta quinta-feira, 18 de Janeiro, o habitual Caderno ETC.; a Opinião de Amílcar Gonçalves Moreira; e a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top