PUB

Mundo

Angola: Jornalistas passam a ter acesso às galerias do Parlamento

 Os jornalistas vão passar a poder sentar-se nas galerias da Assembleia Nacional (Parlamento) de Angola para cobrirem as sessões abertas daquele órgão, deixando de estar confinados a uma sala sem acesso ao hemiciclo, garantiu o ministro da Comunicação Social.

A garantia foi avançada pelo ministro João Melo, numa recente mensagem colocada na sua conta oficial no “Twitter”, quando está convocado, pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), um boicote à cobertura da reunião plenária de 18 de Janeiro, em protesto contra as limitações e condições de trabalho no edifício-sede do Parlamento.

De acordo com o ministro, os jornalistas “vão poder sentar-se nas galerias para assistir às sessões abertas”, mas, “regra universal, não poderão andar pelo hemiciclo”.

A 10 de Janeiro, em declarações à Lusa e antes da posição assumida pelo ministro João Melo, o secretário-geral do SJA, Teixeira Cândido, fez saber que falta apenas uma posição firme das direCções dos órgãos públicos de informação de adesão a este boicote, convocado pelo sindicato, à cobertura da reunião plenária destinada a apreciar e votar, na generalidade, o Orçamento Geral do Estado angolano de 2018.

Aquele sindicato protesta contra as condições de trabalho a que os jornalistas são submetidos no Parlamento, no acompanhamento das reuniões plenárias, confinados a uma sala com um ecrã de televisão para transmissão da atividade via canal interno, mas sem poderem ter acesso à sala ou sequer conferir os resultados das votações, apesar do rigoroso processo de credenciamento para entrar no perímetro da Assembleia Nacional.

Numa das sessões plenárias realizadas em Dezembro, os jornalistas insurgiram-se mesmo contra a presença, na sala, de um agente da Polícia Nacional.

Uma postura que, segundo o líder dos jornalistas angolanos, contraria o regimento da Assembleia Nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top