PUB

Mundo

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau apresenta pedido de demissão

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou esta sexta-feira na sua página na rede social Facebook, que apresentou o pedido de demissão do cargo ao Presidente guineense, José Mário Vaz. No texto, Embaló, de 46 anos, não especificou os motivos para o pedido de demissão, apenas referiu ter apresentado ao chefe do Estado guineense a segunda carta naquele sentido, depois de o já ter feito no passado dia 6 de dezembro.
“Agradeço vivamente ao Presidente da República, os membros do Governo, com os quais trabalhei durante 15 meses”, indicou Umaro Sissoco Embaló que afirma ser fiel aos partidos e deputados que o apoiaram. Embaló afirmou, igualmente no Facebook que, olhando pela história, em 20 anos, nunca os doadores se mostraram satisfeitos com um governo, numa referência ao desempenho da sua equipa.
Também neste dia, o jornal guineense O Democrata, na sua edição ‘online’ noticiou que o primeiro-ministro entregou ao Presidente guineense a carta de demissão do cargo, citando várias razões que teriam motivado Embaló. Segundo O Democrata, o primeiro-ministro “não digeriu bem” a posição do chefe do Estado nos incidentes com dois ministros do seu governo, João Fadiá, das Finanças, e Botche Candé, do Interior.
O jornal afirma que Umaro Embaló considerou que José Mário Vaz esteve do lado dos seus ministros. A Lusa tentou infrutiferamente confirmar o pedido de demissão com o próprio Embaló e com a Presidência da República.
Lusa
 

PUB

PUB

PUB

To Top