PUB

Mundo

ONU investiga recentes ataques contra suas Forças no Leste da RD Congo

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu um inquérito especial sobre os recentes massacres dos seus 15 Capacetes Azuis e o ferimento de várias dezenas de outros no conturbado Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Segundo o porta-voz da ONU, o Secretário-Geral (SG), o português António Guterres, anunciou, no final de semana, a nomeação de um alto responsável dos Capacetes Azuis reformado, Dmitry Titov, da Rússia, para dirigir este inquérito especial no território de Beni, na província de Kivu-Norte, no Leste da RD Congo.

Em causa está o ataque de 7 de Dezembro último contra uma base da Missão Multi-Dimensional Integrada da ONU para a  Estabilização da RDC (MONUSCO), em Semuliki, em Beni, e que fez 15 mortos, todos Capacetes Azuis tanzanianos, mais de 43 outros feridos e um dado como desaparecido até ao momento.

As Nações Unidas indicaram que este inquérito especial vai examinar as circunstâncias desta ofensiva, avaliar o nível de preparação geral da MONUSCO, a resposta a dar aos acontecimentos e às recomendações sobre como impedir a repetição de tais actos no futuro.

Nas Nações Unidas desde 1991, Tivo desempenhou as funções de Secretário-Geral-Adjunto para o Estado de Direito e Instituições de Segurança no seio do Departamento das Nações Unidas para as Operações de Manutenção da Paz (DPKO) de 2007 a  2017.

PUB

PUB

PUB

To Top