PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: MLSTP-PSD convoca manifestação para terça-feira

O MLSTP-PSD, a principal força da oposição são-tomense – agendou para terça-feira, 9,  a realização de uma manifestação face aos alegados “ problemas sociais”  e  “crise instalada entre os órgãos da soberania”.

Em meio a duras críticas ao governo do ADI e o Presidente da República, a porta voz do MLSTP-PSD, Elsa Pinto, falou da existência de um plano em preparação para que “o actual poder possa permanecer contra a escolha dos são-tomenses nas urnas, nas próximas eleições”.

Tendo acusado o poder de violar a Constituição da República face à instalação de um novo Tribunal Constitucional naquele País Lusófono do Golfo da Guiné, a dirigente dos sociais-democratas falou da existência de um “clima de medo”, como consequência da violação do princípio da separação do poder.

“O MLSTP, perante os graves problemas sociais que o país enfrenta; perante a crise instalada entre os órgãos de soberania (varias queixas crime); perante o clima de medo instalado, apela a todos os dirigentes, militantes e simpatizantes, de Cauê à Paguê, a se manifestarem, porque, a nossa democracia está em perigo”, concluiu a dirigente, citada pela Agência STP-Press.

Nos últimos meses, a oposição política são-tomense tem vindo a fazer duras críticas contra o poder do ADI, sobretudo, nas últimas decisões relativas à criação de um novo Tribunal Constitucional, a circulação da nova Dobra (moeda nacional), a mudança de hora do País, entre outras acções.

As próximas eleições são-tomenses, nomeadamente, as legislativas, autárquicas e regional deverão acontecer no segundo semestre do ano em curso.

PUB

PUB

PUB

To Top