A Autoridade Competente para o Produto da Pesca (ACOPESCA) certificou, desde a sua operacionalização em julho de 2015, a exportação de 12 mil toneladas de pescado, das quais quatro mil foram capturadas pelos armadores cabo-verdianos.
Durante o segundo semestre de 2015, os inspetores da ACOPESCA acompanharam o transbordo de 15.285 toneladas de pescado por parte de embarcações estrangeiras.
A entidade que tem por missão combater a pesca ilícita e garantir a sustentabilidade dos recursos e credibilizar as instituições do setor instruiu 178 processos de contra-ordenação, por infracções à legislação pesqueira.
A instituição, que tem responsabilidade exclusiva para a inspeção da atividade pesqueira e inspeção sanitária dos produtos da pesca, fez desde a sua entrada em funcionamento, 1.957 inspeções a embarcações da pesca artesanal e industrial.
Segundo o presidente da ACOPESCA, Óscar Melício, a instituição tem 25 inspetores e nos primeiros seis meses de atividade conseguiu satisfazer a demanda dos operadores do sector.