PUB

Economia

Quadra festiva: “All inclusive” da Boa Vista e Sal lideram taxa de ocupação

Seguindo a tendência dos anos anteriores, os empreendimentos all inclusive das ilhas do Sal e da Boa Vista lideram a procura e, consequentemente, a taxa de ocupação dos turistas que procuram o destino Cabo Verde para passar o Natal e fim de ano. Longe do frio de Inverno, que se faz sentir na Europa, as ilhas “perdidas” no meio do Atlântico são, cada vez mais, uma opção para quem quer entrar no novo ano ao sol e longe do stress.

Apesar de os dados apurados pelo A NAÇÃO não terem sido submetidos a um escrutínio estatístico preciso, uma ronda pelos principais resorts do país, e um pouco de conhecimento sobre o sector, permitem facilmente concluir que as ilhas crioulas esperam uma enchente para o Natal e, especialmente, para a passagem de ano, seguindo a tendência dos anos anteriores.
Naturalmente, em plena época alta do turismo no arquipélago, os resorts all inclusive acabam por ser a porta de entrada e estadia dos turistas que aproveitam o Natal e passagem de ano para tirar umas férias. Apesar de não ter sido possível obter informações junto das cadeias Riu, que detém alguns dos principais resorts do país, no Sal e Boa Vista, conseguimos apurar dados junto de dois importantes empreendimentos turísticos de all inclusive no Sal, o Melia Dunas Beach Resort & Spa, de cinco estrelas, e do Melia Tortuga, de quatro.
De acordo com informações avançadas por José Luis Cuevas, director-geral do Dunas que, recorde-se, abriu as portas em Novembro de 2014, a lotação deste resort para esta quadra vai superar os 1700 clientes. Já o Melia Tortuga está totalmente esgotado, com 700 turistas confirmados. Os clientes destes dois resorts de cinco estrelas são, sobretudo, britânicos, holandeses, belgas, alemães e franceses. Estes dois empreendimentos têm também “algumas” reservas de clientes locais. Em ambos os hotéis a estadia já inclui jantar de gala, com todos os restaurantes abertos e decorados a rigor, com oferta de “mega buffet nos restaurantes buffet e jantar temático nos restaurantes “à la Carta”. Porém, fora do all inclusive, há um menu festivo especial, sujeito a pagamento, à parte no restaurante Atlantis do Melia Dunas.
SOLTRÓPRICO COM MIL TURISTAS SÓ NA QUADRA FESTIVA
A reforçar a ideia da procura pelos grandes resorts, estão também os dados avançados por Nuno Anjos, da Soltrópico, um dos grandes operadores turísticos que vendem pacotes para Cabo Verde. Segundo esse responsável, a procura de natal e fim de ano para as ilhas da Boa Vista e Sal “centraliza-se nas cadeias hoteleiras que oferecem o sistema all inclusive”. Para além dos lugares que este operador possui na operação regular anual da Transportadora Aérea de Portugal (TAP) para as duas ilhas em questão, a demanda na procura, por esta altura do ano, obrigou a que a empresa fizesse “um reforço de um voo extra para a ilha da Boavista”. No fecho desta reportagem, ainda restavam alguns lugares no voo de dia 25 de Dezembro, dia de Natal, para a Boavista. Nuno Anjos avançou ainda a este jornal que só nesta quadra festiva, que inclui Natal e passagem de ano, a Soltrópico vai movimentar “um número superior a 1000 passageiros”, nas duas ilhas mais turísticas do país.
ODJO D´ÁGUA REPLETO DE SUECOS
Se os all inclusive dominam, há hotéis mais familiares, que não se ficam atrás. É o caso do reputado hotel Odjo d´Água, de quatro estrelas. Segundo Nádia Boaventura, do departamento de reservas desse hotel, a taxa de ocupação prevista para o Natal é de quase 87%, valor que sobe depois para cerca de 98% na altura da passagem de ano. Os turistas são maioritariamente suecos mas, porém, este ano, o hotel não tem reservas de locais. Comparativamente ao ano passado, essa fonte revela que a taxa de ocupação deste ano é “ligeiramente mais baixa no natal”, devido, em parte “ao aumento de número de camas na ilha”. De destacar que o A NAÇÃO tentou obter dados sobre a movimentação de voos para esta quadra festiva, mas não foi possível até ao fecho desta edição.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top