PUB

Política

CMP atribui nome do Presidente americano John Kennedy à avenida de acesso ao Porto da Praia

A Câmara Municipal da Praia atribuiu hoje o nome do antigo Presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, à avenida de acesso ao Porto da Praia, e rua do bairro de Monte Vermelho à cidade de Brockton, desse mesmo país.
Para o presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, que falava no acto da cerimónia de descerramento das placas da Avenida John Kennedy e da Rua Cidade de Brockton, no bairro Monte Vermelho, este momento é de “grande referência” e é um tributo à comunidade cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos a atribuição do nome da Avenida John Kennedy.
Segundo disse, esta “referência” perdurará no tempo porque os nomes das ruas e avenidas “são algo para fazerem história” uma vez que colocadas as placas ficam “para sempre”.
“Nós queremos que fique para sempre como uma grande demostração de amizade entre Cabo Verde e Estados Unidos, entre Boston e Praia. Nós celebramos uma germinação há pouco tempo onde abrimos as portas para que haja cada vez mais relações, quer institucionais, diálogo político, económicas, empresariais”, revelou.
De acordo com o edil, com Brockton têm uma “óptima” relação e pretendem que esta relação continue para que se “encurte a ponte de distância entre os Estados Unidos e Cabo Verde”, afirmando que atribuiu-se o nome da avenida ao “grande presidente dos Estados Unidos que dispensa qualquer apresentação”.
A filha de John Kennedy, Caroline Kennedy, que é embaixadora dos Estados Unidos da América em Tóquio, enviou uma mensagem que foi lida pelo embaixador dos Estados Unidos da Améria em Cabo Verde, Donald Helfilin que começou por agradecer a Cidade da Praia e o Governo de Cabo Verde, por esta “grande homenagem” ao seu pai, tendo lamentado o facto de não poder estar presente no acto.
Segundo Caroline Kennedy, o seu pai estaria muito orgulhoso de ter uma rua denominada em sua honra em Cabo Verde.
“Cabo Verde é um parceiro importante dos Estados Unidos e atribuir o nome desta rua em homenagem ao Presidente Kennedy será um lembrete simbólico de amizade tanto histórica como actual entre os nossos dois países”, enalteceu Caroline Kennedy na sua mensagem.
No concerne à atribuição do nome da Cidade de Brockton à rua do bairro do Monte Vermelho, o autarca Ulisses Correia e Silva disse que representa “um grande sinal” de amizade entre Praia e Brockton, justificando que escolheram este bairro tendo em conta que nele residem maioritariamente pessoas da ilha do Fogo, grande parte delas com familiares nos Estados Unidos da América.
“Fizemos uma boa ligação entre Praia, Fogo e Brockton dando nome a esta rua, um bairro que está requalificação, fizemos muito trabalho para aumentar a qualidade de vida das pessoas. É com grande prazer que este bairro que é o primeiro bairro com nome de Brockton marca um grande momento do reforço de relações de amizade, de cooperação e de encurtamento da ponte e distância entre os nossos países”, explicou.
O acto de descerramento das duas placas contou com a presença dos vereadores da Câmara, presidente da Assembleia Municipal, de um grupo de legisladores de Massachusetts que se encontra de visita a Cabo Verde e do presidente da Câmara de Brockton, Bill Carpenter.
John Fitzgerald Kennedy nasceu na cidade Brookline a 29 de Maio de 1917 e foi assassinado a 22 de Novembro em Dallas.
Este que foi o 35° presidente dos Estados Unidos “um dos mais jovens” entre 1961–1963 e considerado uma das grandes personalidades do século XX foi eleito em 1960.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top