PUB

Cultura

“Do outro lado do Atlântico” passa pelas três ilhas onde foi rodado

A longa-metragem feita pelos brasileiros, Danielle Elery e Márcio Camara, “Do outro lado do Atlântico”, que relata a vida dos estudantes lusófonos, que deixaram os seus países para estudar o Brasil, vai ser exibido também em São Vicente e Santo Antão.
A estreia mundial da longa-metragem aconteceu na sexta-feira, 27, onde venceu o concurso na mostra competitiva do Festival Internacional do Cinema – Plateau.
Segundo os realizadores, São Vicente vai receber a projecção já no dia 3 de Dezembro e Santo Antão 4.
O filme foi realizado entre Maio e Agosto de 2014 nas cidades de Redenção (interior do Ceará), Fortaleza e Rio de Janeiro, no Brasil, e nas ilhas de Santiago (Praia), São Vicente (Mindelo) e Santo Antão (Paul e Ribeira Grande), em Cabo Verde.
Para os realizadores, a estreia dessa película só poderia acontecer em Cabo Verde “e não é por acaso. Fizemos muito esforço para estarmos aqui”, afirmou Danielle Elery antes da rodagem do filme na noite de 27 de Novembro.
Alguns dos “actores” cabo-verdianos que participaram da longa-metragem estiveram presentes na apresentação no Cine-teatro do Platô. “O filme trata da ponte entre Brasil e África, a partir das histórias de vida de estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) em diferentes cidades do Brasil: as trocas culturais e o imaginário criado através do espelho e estereótipos construídos nos dois lados do Atlântico são temas que projectam um olhar para o passado, presente e futuro dessas relações”.
“Do outro lado do Atlântico” surgiu inspirado na pesquisa académica da antropóloga Daniele Ellery, co-diretora do filme, “sobre o fluxo internacional de estudantes africanos dos PALOP para o Brasil, o filme buscou entrevistar pessoas com histórias de vidas marcadas pela experiência do trânsito, que distingue e reconfigura as identidades. Para tanto, segue uma linha narrativa que pretende levar o espectador a amadurecer os temas tratados juntamente com os personagens do filme”. CG

PUB

PUB

PUB

To Top