PUB

Política

Legislativas’2016: PAICV faz “repescagens” para acalmar descontentes

Vanusa Cardoso, presidente da JPAI e da Fundação Cabo-Verdiana de Solidariedade (FCS), está em vias de ser “repescada” para uma posição mais confortável na lista do PAICV em Santiago Norte para as Legislativas do próximo ano. Dois outros “repescados” são: Júlio Correia (Santiago Sul) e Alcides Graça (São Vicente).
As listas do PAICV para as próximas eleições legislativas continuam a fazer correr tinta. Vanusa Cardoso, líder da JPAI e eleita deputada por Santiago Norte em 2011 (mas nunca assumiu essa função, mantendo-se como presidente da FCS), está em vias de ser “repescada” para uma posição “mais elegível” na lista do PAICV de Santiago Norte, ou seja, a oitava posição. A seu favor joga, acima de tudo, o factor género.
Na prática, sendo natural de Santa Catarina, concelho que já assegurou dois representantes na lista do PAICV, Vanusa dificilmente poderia ser contemplada com um lugar elegível, à semelhança do que está em vias de acontecer com o seu camarada Alcídio Tavares.
Mas esse arranjo, ao que apurou A NAÇÃO, está a gerar amuos no seio das outras regiões políticas de Santiago Norte, cujos militantes questionam o facto de Santa Catarina passar a contar com três candidatos em lugares elegíveis em vez de dois, como se chegou a admitir.
Um dirigente tambarina dessa região política confidenciou a este jornal que terá que haver “sacrifícios” se se quer preservar os equilíbrios tanto territoriais como de género. No caso de Vanusa, mais do que o equilíbrio regional, pesa o factor género, um domínio caro ao PAICV.
Para os críticos, tal engenharia prejudica os demais concelhos. “Para evitar isso o aconselhável é que José Maria Veiga ou José Veiga (Zé Black) teria que sair da lista”, advoga o nosso interlocutor. “Mais do que o factor género, é fundamental o respeito escrupuloso do equilíbrio territorial na feitura da lista de Santiago Norte para as próximas eleições legislativas”, diz o nosso interlocutor, sob pena de o PAICV ter sérios problemas nos restantes concelhos na hora do voto.
Santiago Sul e São Vicente
Mas o problema da composição da lista não se coloca apenas em Santiago Norte. Em Santiago Sul, quando já se falava em lista fechada do PAICV para as próximas eleições legislativas, surge agora a notícia da “repescagem” de Júlio Correia, que tinha sido preterido na sua ilha natal, Fogo, para o quarto lugar na maior região política do país.
Esta reviravolta, que surge alegadamente em nome da unidade do partido, está, segundo uma fonte, relacionada com imposições postas pela ala de Felisberto Vieira à liderança de Janira Hopffer Almada. É, pois, diante da referida “repescagem” que os três – JHA, Filú e Júlio – foram vistos juntos nos EUA em campanha eleitoral.
São Vicente
Em São Vicente, onde todas as sondagens apontam para o desaire do PAICV, para tentar remediar a situação, a cúpula desse partido foi também buscar o líder da comissão política regional, Alcides Graça, que tinha sido descartado inicialmente para a quarta posição na lista, depois de Manuel Inocêncio Sousa, Filomena Martins e João do Carmo.
Com estes e outros retoques, que passam pela repescagem dos candidatos a deputados, o PAICV de Janira Hopffer Almada espera obter a harmonização possível para o seu combate contra o MpD e a UCID nas eleições de 2016.
 

PUB

PUB

PUB

To Top