Pelo menos sete mil hectares de terras aráveis localizados no município da Quibala, província do Cuanza Sul, foram cedidos pelo Governo de Angola à República de Cabo Verde para desenvolvimento agrícola, informou hoje, quinta-feira, o embaixador daquele país em Angola, Francisco Veiga.
O diplomata de Cabo Verde que falava à imprensa no final de uma visita de cortesia ao governador do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, disse que ao nível do Governo do seu país vai se rever o que de concreto vai ser produzido, sendo o milho com o uso de sementes melhoradas uma das culturas prioritárias.
“O Ministério do Desenvolvimento Rural e Finanças detém já o dossier por incumbência do primeiro-ministro José Maria Neves, para as decisões finais do que se vai produzir nos sete mil hectares cedidos”, avançou.
Durante o encontro com o governador do Cuanza Sul passaram em revista o projecto de cooperação entre os dois países, particularmente um acordo de geminação entre as cidades de Sumbe/cidade de Praia onde prevê a criação de uma aldeia rural na comuna do Gungo, município do Sumbe (Cuanza Sul) para a prática da actividade agro-pecuária.
A referida aldeia vai albergar famílias cabo-verdianas que se vão instalar na área agro-pecuária.
O projecto, segundo um comunicado de imprensa, consiste na produção de milho, a partir de sementes melhoradas, tendo o governo disponibilizado os referidos sete mil hectares de terras aráveis.
Do mesmo documento lê-se ainda que Cabo Verde está disponível para expandir as áreas de cooperação no ensino, formação profissional e saúde, podendo Angola tirar proveito dos inúmeros quadros de que o arquipélago dispõe e não pode absorver, sendo que o país conta com apenas pouco mais de 530 mil habitantes e com quase metade deste número a viver na diáspora.
O país, segundo a nota, é igualmente uma referencia no campo das tecnologias, em particular na produção das energias renováveis, turismo e pescas. Mais de 20 porcento do PIB nacional provém do turismo, tendo quatro aeroportos internacionais e turismo de cruzeiros. O país tem hoje mais de 100.000 turistas.
Esta é a segunda vez que o embaixador de Cabo Verde visita Cuanza Sul, depois de o ter feito o ano transacto, para rever o andamento do acordo de cooperação entre o seu país e Angola nesta região no domínio agro-pecuária.
Fonte: ANGOP
Cabo Verde pretende explorar sete mil hectares de terras no Cuanza Sul
Por
Publicado em