Os acervos pertencentes ao Museu da Baleia de New Bedford (NVWM), dos Estados Unidos, serão oferecidos a Cabo Verde para fazer parte de uma exposição temática permanente em vários museus do país.
Segundo informações do Ministério da Cultura (MC), a reprodução dos vários artefactos e documentos do Museu da New Bedford, (o maior museu do mundo vocacionado na história global de baleias, bem como dos traços histórico – culturais da região da costa do Sul dos EUA), faz parte de um acordo estabelecido em Junho do ano passado (2014) entre Cabo Verde e (MC e Instituto do Património Cultural) e aquela instituição dos Estados Unidos da América.
“O acordo, assinado em New Bedford, prevê a concepção e montagem de uma exposição permanente em Cabo Verde (com dois núcleos de exibição) que retrate a história da pesca da Baleia sob a óptica do NBWM, dando ênfase à participação dos emigrantes cabo-verdianos nessa odisseia”.
Para a realização deste acordo, o MC enviará para os Estados Unidos em 18 próximo até 20 de Dezembro, dois colaboradores para, junto com os técnicos do museu da New Bedford “conceberem e montarem a referida exposição, bem como para apoiar na reorganização da exibição permanente cabo-verdiana daquele museu”.
Se tudo correr como planeia o MC, a exposição permanente Museu da Baleia de New Bedford será inaugurado em Cabo Verde a 16 de Fevereiro de 2016.
Recorde-se que em Abril deste ano, a cidade da Praia foi palco de uma exposição itinerante que ilustra as heranças marítimas comuns das comunidades açoriana, cabo-verdiana e brasileira nos Estados Unidos, no quadro das relações entre as instituições.
CG
Cabo Verde recebe exposição permanente de Museu de Baleia da New Bedford em 2016
Por
Publicado em