PUB

Economia

Expomar 2015 com muito mais expositores

De cerca de 50 expositores no ano passado, passou-se agora em 2015 para 80 que estão organizados em mais de 90 stands, tanto nacionais como estrangeiros
Um aumento significativo da procura pela feira das actividades ligadas ao mar que já vai na quarta edição e que no entender do coordenador do Núcleo Operacional do Cluster do Mar (NOCMAR), Frankelin Spencer, pretende afirmar-se como encontro de realização de negócios sob todas as valências do cluster marítimo. Frankelin Spencer segue exaltando algumas dessas competências como bunkering, registo internacional de navios e o turismo de cruzeiros.
Como cicerone, o autarca mindelense, Augusto Neves, reconhece que “o mar é a nossa melhor imagem de marca”, daí dever-se dar mais atenção aos sectores dos portos e dos transportes marítimos. “São dois sectores fortemente ligados e que constituem o núcleo duro de uma aposta sustentada no potencial mar. Sem os reforçar não se poderá falar em um país marítimo”, garante.
Augusto Neves considera ser hora de se deixar de “encarar o mar como um símbolo do passado”, mas passar as ser “um desígnio nacional”. Um pensamento que o primeiro-ministro (PM), José Maria Neves, julga que Cabo Verde está a ter desde há muito, ainda antes de documentos internacionais terem declarado o enfoque na economia azul.
“Alguns no início brincaram, outros mais radicais pensaram que o cluster do mar nasceria completo no dia seguinte. Mas é um processo que vai crescendo e vamos ganhando novos horizontes e gradualmente vamos criando o sector marítimo forte”.
No entender do PM, as peças estão se encaixando e aponta alguns dos ganhos, mas também reconhece constrangimentos como é o sector de transportes marítimos, que classifica como “restritivo” ao desenvolvimento de Cabo Verde. Por outro lado, refere a vertente da reparação naval, sublinhando a sua privatização “mesmo que se cometa alguns erros”.
Para além de presidir a abertura oficial da Expomar, José Maria Neves, participou nesta quinta-feira, no acto oficial da entrada em funcionamento do Entreposto de Frio do Mindelo e da inauguração do novo Complexo de pesca de Cova de Inglesa.
LN

PUB

PUB

PUB

To Top