PUB

Ambiente

Cabo Verde sob alerta por causa da tempestade tropical “Fred” que está mover-se em direcção às ilhas

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica da Cabo Verde (INMG) já confirmou a informação segundo a qual uma tempestade tropical formada a 400 milhas de Cabo Verde poderá atingir o arquipélago nas próximas horas, entre segunda e terça-feira.
A informação foi avançada hoje pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), da Universidade Internacional de Flórida, nos Estados Unidos indicando que nas próximas 48 horas uma tempestade tropical formada a 400 milhas do sudeste de Cabo Verde poderá atingir o arquipélago.
Os meteorologistas do NHC alertaram que a tempestade, baptizada com o nome de “Fred”, é um sistema tropical formado no Oceano Atlântico, está a mover-se para o Noroeste das ilhas e deverá atingir o arquipélago na Segunda e na Terça-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) já confirmou esta informação e avançou que as previsões apontam para ventos a partir de 40 Km/hora e que podem chegar no entanto aos 130 Km/hora, acompanhados por chuvas fortes e trovoadas.
Segundo o INMG, além de ventos fortes e precipitações “prevê-se um aumento considerável da agitação marítima, nas regiões a sul e leste das ilhas, bem como na parte norte”, com ondas que podem chegar aos sete metros.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o director Nacional de Planeamento, Operações e Comunicação do Serviço Nacional de Protecção Civil cabo-verdiana, Nuno Oliveira, garantiu que o organismo está em alerta máximo devido à previsão de mau tempo.
O responsável indicou que o SNPC já está a trabalhar com os serviços municipais num plano de contingência, ao mesmo tempo que pede serenidade à população no caso de as previsões de mau tempo se confirmarem.
Também em comunicado, o Ministério da Administração Interna indicou um conjunto de recomendações, como manter-se em casa e afastado das janelas, reforçar as medidas de segurança nas habitações, nomeadamente desobstruir as calhas e bueiros, reforço das portas e janelas.
Também recomenda as pessoas que em caso de uma habitação não oferecer condições de segurança, para se abrigarem em casa de familiares até o vento acalmar, não sair de casa, porque os ventos fortes podem voltar a qualquer momento.

PUB

PUB

PUB

To Top