PUB

Economia

V Recenseamento Geral da Agricultura inicia em Outubro e resultados saem em Junho

O Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), inicia o quinto Recenseamento Geral da Agricultura (RGA) a partir do mês de Outubro.
A operação estatística que irá abranger todos os concelhos do país, tem como objectivo recolher, processar e divulgar os dados estruturais sobre o sector agrícola, pecuária e aquacultura.
Segundo o presidente do INE, António Duarte, vão estar no terreno cerca de 400 pessoas para recolha dos dados necessários.
O lançamento do V RGA aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13, na cidade da Praia, e reuniu todos os delegados do MDR do país para socializarem o projecto, bem como colocar as dúvidas para que ao arranque do recenseamento, tenha o mínimo de problemas.
O país, ainda segundo a apresentação, tem registado “investimentos importantes” no sector da agro-pecuária, “sobretudo ao nível da agricultura irrigada, com construção de barragens, bacias hidrográficas para mobilização de água e que tem sido fundamentais para o sector”.
Mesmo assim, “é preciso conhecer, de forma objectiva, o real impacto destes investimentos no sector agrícola”.
Segundo a apresentação realizada, o RGA é realizado de 10 em 10 anos. Mas segundo o presidente do INE, em 2014 não foi possível devido a constrangimentos financeiros.
O V RGA termina em Janeiro próximo, se acordo com António Duarte, e os resultados serão conhecidos em Junho de 2016. CG
 

PUB

PUB

PUB

To Top