Luís Morais será homenageado no Mindel Summer Jazz através do saxofonista canadense Jowee Omicil.
Aliás Jowee Omicil, que já está em São Vicente assim como Manou Gallo e a banda Van Merwik Music Machine, considera que Luís Morais não foi somente músico e compositor, mas também um activista para Cabo Verde. “Sim, tenho-o como uma das minhas referências”, confirma o saxofonista.
O músico haitiano afirma se sentir realizado por estar em Cabo Verde, uma vez que “o jazz vem de África”. Por isso para a sua apresentação na noite desta sexta-feira, promete um espectáculo “inesquecível” juntamente com a Bash Band.
Festa é o que garante também Lucas Van Merwik, “maestro” da Van Merwik Music Machine, banda que acompanha a baixista costa-marfinense, Manou Gallo que actua na noite de hoje, depois de Vasco Martins.
Manou Gallo, por sua vez afirma se sentir em casa, afinal ainda está no mesmo continente, África. Quanto a referências da música de Cabo Verde fala, como não poderia deixar de ser, de Cesaária Évora como caracteriza como “embaixadora” da música cabo-verdiana. “Estou muito feliz de estar na terra de Cesária”.
LN