PUB

Desporto

Nacional de futebol: Derby parte em vantagem para a segunda mão

O Mindelense e o Derby empataram a uma bola na primeira-mão da final do Campeonato Nacional de Futebol. O Mindelense, bicampeão nacional e, para muitos, favorito à conquista do título nacional, tem a tarefa de tentar inverter o quadro da eliminatória, pois, ao Derby um empate a zero na segunda mão é suficiente para se sagrar campeão.
Na primeira-mão, o Mindelense jogava na condição de visitado, logo, para o próximo encontro, o Derby joga em “casa”, naquela que constitui uma final inédita entre dois clubes de São Vicente.
Detentores do título, os “leões da Rua da Praia” entraram por cima na primeira parte do jogo, ainda que o Derby tenha reagido nos últimos instantes da mesma. Mas o jogo era mais disputado a meio-campo e, na segunda metade, o Derby inagurou o marcador por intermédio de Quat, após passe do “homem do jogo”, Duque.
Tendo o comando do campo, o Mindelense teve que anular a desvantagem em “casa” e lá foi à procura do tento que surgiu seis minutos após o do Derby, com Latxe num gesto técnico “memorável” a colocar o placar no 1-1.
Entre a esperança e a confiança
Do lado do Derby, reina a esperança de não sofrer golos para que possa defender a vantagem e assim cumprir o objetivo de conquistar o título nacional pela quarta vez na sua história.
Já no Mindelense, à procura do tricampeonato consecutivo, a confiança de poder vir a dar a volta é algo que esteve patente logo após o encontro, através do autor do golo – Latxe. “Nós somos uma equipa que joga para ganhar, e, assim sendo, na próxima jornada jogaremos na casa do Derby com os olhos postos na vitória e, pessoalmente, espero poder vir a marcar de novo”, frisa.
O treinador do Derby, Almara, prevendo possíveis dificuldades, atribui o favoritismo da segunda mão ao Mindelense, ainda que a sua equipa esteja em vantagem na eliminatória. Por sua vez, o treinador do Mindelense, Rui Alberto Leite, desvaloriza o facto de sua equipa estar em desvantagem, mas prevê dificuldades perante a formação derbiana.
“FANTASMA” DO PASSADO
Convém destacar que, na época 2013/2014, o Derby “roubou” ao Mindelense o título regional de São Vicente. Na última jornada, ao Mindelense bastava um empate porquanto tinha uma vantagem de dois pontos sobre os “dragões da Praça Estrela”. Porém, eis que, aos 81 minutos, o avançado Pibib aproveitou um deslize do lateral Guga para marcar um golo, que valeu o título regional ao Derby.
De lá até cá, o Mindelense e o Derby já se defrontaram em três ocasiões e pode-se dizer que o Mindelense tem “usado e abusado da desforra”.
A primeira delas foi à segunda jornada do último regional em que o Mindelense impôs por duas bolas a zero. O segundo embate foi na nona jornada da mesma competição, tendo o Mindelense vencido de novo, desta feita, por uma bola a zero. O último dos três encontros a que nos referimos foi o do passado fim de semana, em que se registou um empate entre as duas equipas.

PUB

PUB

PUB

To Top