PUB

Desporto

Sal recebe projecto ‘Andebol e Saúde’

Depois da cidade da Praia e S. Domingos, no interior de Santiago, chegou a vez da Ilha do Sal acolher o projeto ‘Andebol e Saúde’ da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), financiado pela Organização Internacional das Migrações (OIM), em parceria com o Ministério das Comunidades (MC).
‘Andebol e Saúde’ é um projecto que visa formar monitores e implementar escolas de andebol em Cabo Verde, quer ligadas a clubes, quer introduzindo a prática regular do mini-andebol no Ensino Básico Integrado, de acordo com o programa Andebol na Escola.
Este projecto, que tem igualmente uma vertente ligada à saúde, dando aos formandos e praticantes conhecimentos básicos da importância de uma boa alimentação para a prática do desporto, bem como os cuidados a ter na prevenção de lesões, está a ser implementado na ilha do Sal desde o dia 22 de Junho, abrangendo nesta fase inicial, 80 crianças das localidades de Palmeira, Santa Maria, Espargos e Pedra de Lume.
Este projecto é dirigido pela mestre em serviço social e especialista de Andebol, Assunção Fernandes, que no quadro do programa, Regresso Temporário de Nacionais Qualificados do Ministério das Comunidades, encontra-se em Cabo Verde, a serviço da FCA por um período de quatro meses.
Além das entidades que sustentam o programa, o MC e a OIM, o projecto da FCA tem sido alargado a várias ilhas e concelhos, graças aos apoios que a Federação e a própria técnica têm mobilizado, nomeadamente a Câmara Municipal de Oeiras, o Sporting Clube de Portugal (Departamento de Andebol) e o Clube Soroptmist Estoril Cascais, em Portugal, bem como em Cabo Verde, o Ministério da Educação e Desporto/ DGD, a Câmaras Municipais de S. Domingos, Sta Catarina, Sal, Maio e Boavista, e empresas privadas como a ASA e o Hotel Crioula que asseguram a deslocação e estadia da técnica na ilha do Sal.
De realçar que a missão formativa na Ilha do Sal encerra com um Festival Regional de Mini-Andebol, que será o terceiro deste programa, a realizar-se no próximo dia 27 de Junho, a partir das 8 horas, no Polivalente de Cascais.

PUB

PUB

PUB

To Top