PUB

Política

Aristides Pereira vai ser nome da avenida do Aeroporto da Praia

O nome do primeiro Presidente de Cabo Verde, Aristides Pereira (1975/91), vai ser atribuído pela câmara da Cidade da Praia à avenida que liga a Achada Grande ao Aeroporto, indicou esta terça-feira a edilidade praiense.
Num comunicado, a câmara da Cidade da Praia adianta que a cerimónia ocorrerá a 04 de julho e é integrada no quadro das celebrações do 40.º aniversário da independência de Cabo Verde.
A avenida, de cerca de 2,5 quilómetros de extensão, é parte da primeira pista do antigo aeródromo praiense e é conhecida simplesmente como a “estrada do Aeroporto”.
A iniciativa, refere a câmara, visa homenagear o “combatente da liberdade da Pátria e primeiro presidente da República de Cabo Verde”, falecido a 22 de setembro de 2011 nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
Aristides Pereira era natural da ilha cabo-verdiana da Boavista, onde nasceu a 17 de novembro de 1923 (88 anos), tendo dedicado a sua vida à causa cabo-verdiana, sobretudo como político, confundindo-se com a História do antes e do pós independência de Cabo Verde (05 de julho de 1975).
Um dos cofundadores do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, Aristides Pereira foi, ao lado de Amílcar Cabral, Luís Cabral, Fernando Fortes, Júlio de Almeida e Elisée Turpin, um dos principais dinamizadores do movimento que lutou pela emancipação das duas antigas colónias portuguesas.
Em 1991, logo após a abertura política, Aristides Pereira foi derrotado nas primeiras eleições pluralistas da História de Cabo Verde por António Mascarenhas Monteiro, abandonando, de seguida, a política ativa para se dedicar às biografias.
“O meu sonho está cumprido. O sonho da independência, da democracia e do desenvolvimento está cumprido”, afirmou à agência Lusa em 2010.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top