PUB

Cultura

Ribeira da Barca em festa com um top festival

A comunidade da Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina, celebra no próximo domingo, 31, a festa da sua santa padroeira, Imaculada Coração de Maria. As festividades deste ano contam com um programa variado, com realce para a gala destinada a distinguir os moradores que mais contribuíram para o desenvolvimento da localidade. Mas há também um “top festival de música”, com mais de 20 artistas nacionais e internacionais.
As festividades de “31 de Maio”, na Ribeira da Barca, ganham um brilho diferente este ano, tanto no que toca à parte religiosa, como a profana. A procissão para a missa arranca em Volta Monte (Achada Lém) e os fiéis vão percorrer vários quilómetros a pé, com cânticos e orações, até chegar à Ribeira da Barca, local de celebração da missa e da festa.
O destaque para as festividades deste ano vai para a primeira edição de “Top Festival”, a acontecer sexta-feira e sábado. São mais de 20 artistas que vão fazer da Ribeira da Barca um centro da música, durante os dois dias. Dentre os artistas convidados nacionais constam Grace Évora, Beto Dias, Tcheka, Suzana Lubrano, Tchico Monteiro (Rabelados), Cabo Verde Show, Ferro Gaita, Finaçon, Blik Tchutchi, Zé Spanhol, Zé Delgado, David Brazão, Lejemea, Gama, Jay, Nhelas, Jorge Neto e Kino Cabral. E a nível internacional estarão em palco Sakis, Don Kikas, Ludo e Phil Control.
Trata-se de um evento organizado pelo músico Beto Dias e  empresário Albertino Monteiro, ambos com raízes ligadas à Ribeira da Barca, e conta com o apoio de várias entidades, públicas e privadas. Ao que tudo indica, este é um festival aguardado com muita espectativa. Desde logo pela movimentação que poderá levar à Ribeira da Barca durante os dois dias do evento.
FESTIVAL NOTA 10
Beto Dias revela que a mobilização dos artistas para o “Top Festival” não foi difícil e que muito do que vai acontecer só é possível graças à colaboração dos artistas. “Contactados, explicadas as nossas motivações, logo perceberam que não se trata de um festival comercial, mas sim para uma causa social e aceitaram prontamente”.
Dias confessa outrossim que a parte mais difícil foi conseguir parcerias e patrocinadores. “Só nesta última semana é que vimos que estão a acreditar neste projecto e estão a engajar-se, ainda que tardiamente”, desabafa.
A organização, segundo o cantor, quer transformar este evento no maior festival de música de Santiago Norte.
PREÇO DOS BILHETES
De acordo com Beto Dias, o preço dos ingressos vai custar 600 escudos antecipado e 700 na porta, podendo sofrer um pequeno aumento ainda devido ao fraco patrocínio. Parte da receita arrecada vai ser disponibilizada para ajudar cerca de 50 famílias carenciadas da Ribeira da Barca, com cesta básicas e reabilitação de moradias.
OUTRAS ACTIVIDADES
Durante este período festivo foram realizadas várias outras actividades, nomeadamente a “Gala Nota 10, os melhores de Ribeira da Barca”, para distinguir os que tiveram melhor desempenho em prol do desenvolvimento da comunidade de Ribeira da Barca, durante o ano 2014. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo jovem Feliciano “Malick” Ramos Monteiro e que já vai na sua terceira edição. E este ano foram distinguidas dezenas de moradores e estabelecimentos comerciais e instituições. Também foram realizados torneios de futebol e concurso de Miss e Mister Ribeira da Barca 2015.

PUB

PUB

PUB

To Top