PUB

Santo Antão

Santo Antão com alta actividade sísmica

A ilha de Santo Antão tem registado uma frequente actividade sísmica nos últimos meses.
Quem diz é o geólogo Bruno Faria, que confirma ser frequente o registo de sismos em e próximo de Santo Antão, inclusive que um destes foi até sentido em São Vicente, no último mês de janeiro. “Tem-se que acompanhar a actividade nessa ilha para saber se serão necessárias medidas de protecção”, afirma.
Contudo, este técnico do Instituto de Meteorologia e Geofísica do Mindelo assegura ser “muito baixo” o perigo eminente de uma erupção vulcânica. “Que há essa possibilidade de ocorrer uma erupção há, mas quantificar em termos de probabilidades para os próximos 10 anos é muito difícil. Se calhar são muito baixas”.
Outras das ilhas que também inspira algum cuidado é a ilha da Brava, que conforme Bruno Faria apresenta uma actividade sísmica muito intensa. Até muito mais que a ilha do Fogo, cujo vulcão entrou em erupção no último mês de Novembro. Mas de novo, como assegura o geólogo, são baixas as probabilidades de erupção nos próximos 10 anos. A mesma leitura que faz em relação ao Fogo.
Entretanto, Bruno Faria adverte que se deve manter uma vigilância “apertada” sobre essas ilhas para saber que medidas devem ser tomadas. Declarações feitas à margem do simpósio de ciências marinhas e atmosféricas que acontece em Mindelo, desde dia 20 até esta quinta-feira (22) e que reúne estudiosos cabo-verdianos e estrangeiros.

PUB

PUB

PUB

To Top