PUB

Política

Legislativas: PAICV coloca Inocêncio Sousa no comando em São Vicente

Manuel Inocêncio Sousa, vice-presidente do PAICV, vai ser o cabeça-de-lista do partido em São Vicente nas legislativas 2016, enquanto Eva Ortet assume o leme no círculo eleitoral do Fogo. Para Santiago Norte, designou-se o também vice-presidente José Maria Gomes. Já a presidente Janira Hopffer Almada comanda o maior círculo do país, Santiago Sul.
Esta deliberação saiu da reunião extraordinária do Conselho Nacional do PAICV, realizada na cidade da Praia, no passado fim de semana, onde se decidiu também que os cabeças-de-lista para os restantes círculos eleitorais do país deverão ser escolhidos até 31 de Julho próximo.  Nos círculos onde não houver consenso quanto aos nomes, recorrer-se-á a primárias para se eleger a pessoa para assumir a proa da lista. Um processo que estar concluído até finais de Setembro.
Mas, já se sabe, a escolha de Manuel Inocêncio Sousa para cabeça-de-lista em São Vicente não caiu no agrado de alguns dirigentes na ilha. Estes prefeririam que a Comissão Política Regional (CPR) tivesse uma palavra a dizer nesse processo, até porque há outros interessados no posto, nomeadamente Alcides Graça ou mesmo Filomena Martins.
Chamado à conversa pelo A NAÇÃO, o presidente da CPR do PAICV em São Vicente, Alcides Graça, optou por não se alongar em comentários, dizendo apenas que não tinha a informação de que Inocêncio Sousa era o escolhido.
Entretanto, fontes do partido garantem que a decisão está tomada e segue a linha de que os três vices e a presidente do PAICV devem desde logo assumir as rédeas dos círculos eleitorais de origem e os maiores do país. A líder Janira Hopffer Almada responsabiliza-se por Santiago Sul, o maior do país onde são eleitos 19 deputados à Assembleia Nacional. José Maria Gomes Veiga vai ao segundo maior círculo do país, Santiago Norte, de 14 eleitos; Manuel Inocêncio Sousa estará no terceiro,  de 11 eleitos, e Eva Ortet vai dar as cartas no Fogo, de cinco.
Fica de fora deste lote o outro círculo com peso eleitoral, Santo Antão, mas nessa ilha a decisão será tomada nos próximos meses, conforme o apurado pelo A NAÇÃO.
Quanto às autárquicas de 2016, os cabeças-de-lista dos diferentes concelhos deverão ser conhecidos até 31 de Agosto próximo. E, tal como nas escolhas para as legislativas, segundo  fontes do partido, privilegiar-se-á o consenso. Caso contrário, recorrer-se-á a primárias.
De referir que  na reunião do Conselho Nacional, o órgão máximo do PAICV entre congressos, do último fim-de-semana debruçou-se “essencialmente” sobre as propostas do partido para o próximo ciclo de governação, como assegurou o porta-voz, Manuel Inocêncio Sousa, à saída do encontro.
“TUDO ESTÁ BEM…”
O vice-presidente do PAICV desvalorizou os factos ocorridos nas recentes disputas internas para a liderança do partido, afirmando que “todos aqueles que estiveram implicados na competição interna estão devidamente integrados na vida partidária”. Manuel Inocêncio Sousa garantiu ainda que “não há neste momento diferenças” entre os camaradas e garantiu que todos  estarão juntos a trabalhar para que “o PAICV ganhe as próximas eleições”.
Mas os sinais que vêm de São Vicente não se mostram tão  tranquilizadores como fez passar o porta-voz do CN, até porque membros da CPR teimam em reivindicar uma palavra na designação dos cabeças-listas tanto para as autárquicas como para as legislativas e não dão a escolha de Inocêncio Sousa como definitiva. Outrossim, há quem entenda que, ao fim de 15 anos ou mais como cabeça de lista por São Vicente, em nome da renovação, está na hora de Inocêncio Sousa ceder o lugar a outro.
O certo é que, nessa reunião extraordinária, o CN analisou a situação política do país, para depois se debruçar sobre o plano de actividades e o orçamento para 2015. Os conselheiros do PAICV aprovaram as orientações do partido para a preparação das eleições legislativas e autárquicas em 2016.

PUB

PUB

PUB

To Top