Oito promotores vão apresentar projectos para empreendimentos hoteleiros na Laginha, Baía, terrenos próximos do Clube de Golfe, Salamansa, mas também em Sinagoga, Santo Antão. Esta constitui uma forma de lançar o destino turístico no Mindelo Meeting Point, evento agendado para os próximos dias 7, 8 e 9 de Maio em São Vicente, em que estarão investidores estrangeiros.
A maioria dos projectos existe há algum tempo, mas os desenhos ficaram na gaveta por causa da cri- se de 2008. Agora reaparecem à procura de financiamento. Chamam atenção por pretenderem localizações “nobres” em pontos bastante badalados em São Vicente como Laginha, a menina dos olhos verdes dos mindelenses, Baía das Gatas, o histórico Fortim, assim como zonas por explorar do ponto de vista turístico entre os quais Salamansa e parte dos terrenos perto do Clube de Golfe, na Ri- beira de Julião.
Outro projecto que tanto as gentes do norte esperam concretizar para potencializar o destino turístico Santo Antão e São Vicente é o Sinagoga Resort, projectado para Ribeira Grande, Santo Antão. Orçado em mais de seis milhões de euros, Sinagoga Resort foi apre- sentado há alguns anos pelo grupo Turim. Mas, tal como to- dos os grandes projectos turísticos desenhados nos primeiros anos deste milénio, ficou à espera de melhores dia.
Entendido como empreendimento que visa reforçar a ainda fraca oferta turística e imobiliária de Santo Antão e aproveitar as potencialidades dessa ilha nesses domínios, o projecto foi relançado em 2011. Nessa altura, a SCI-Spencer Construções & Imobiliária Lda uniu-se à TURIM-SA, à Câma- ra Municipal da Ribeira Grande e a um grupo de empresários santantonenses para pôr de pé o projecto, mas pouco se fez desde aquela data.
EM BUSCA DE FINANCIAMENTO
No Mindelo Meeting Point, evento organizado pelo Ministério do Turismo, os promotores vão procurar financiadores para esse projecto, que prevê ocupar uma área de aproximadamente 1,2 hectares de ter- reno. Contempla a construção de um hotel de 70 quartos e 44 moradias tipo T3 e T2, com 120 quartos, perfazendo na totalidade, uma capacidade geral de 400 camas. Isso para além de campo de ténis, piscinas, restaurantes e sala de conferências.
As previsões é de que as obras de construção de Sinago- ga Resort possam absorver cer- ca de 80 a 120 trabalhadores por um período aproximado de dois anos. Quando pronto, o Sinagoga Resort poderá garantir mais de 40 empregos fixos.
E entendem os promotores que esta constitui um boa altura para apresentar estas e outras propostas a investidores nacionais e do estrangeiro. Mesmo porque acreditam que Santo Antão, São Vicente, São Nicolau e Santa Luzia têm condições de apresentar ofertas diversificadas e diferencia- das, mas serão preciso qualificá-las e melhorar as condições de alojamento.
NOVO DESPERTAR
Por outro lado, sabem que no Mindelo Meeting Point estarão representantes do Luxemburgo e esperam despertar o interesse de empresários desse grão-ducado europeu, com ligações estreitas a Santo Antão e conhecido pela robustez da sua praça financeira e pelas soluções de financiamento aos diferentes tipos de projecto.
De referir que o Mindelo Meeting Point, um evento internacional de iniciativa do Ministério do Turismo, conta com a parceria da Câmara Municipal de São Vicente, da Câmara de Turismo de Cabo Verde e da Câmara de Comércio de Barlavento, para além da colaboração das câmaras municipais de Santo Antão e de São Nicolau.
Laginha, Baía, Fortim e Sinagoga lançam-se a investidores estrangeiros
Por
Publicado em