PUB

Fogo

São Filipe: Renato Delgado é o novo primeiro secretário do sector do PAICV

O professor Renato Delegado é o novo primeiro secretário do sector de São Filipe do PAICV para os próximos três anos ao vencer a disputa interna frente ao militante Alindo Brandão.
As eleições dos novos órgãos do sector, nomeadamente o conselho de sector e o primeiro secretário aconteceu sábado na XIV conferência, depois de um período de dois anos após o término do mandato do primeiro secretário cessante, Manuel da Luz Alves.
Num universo de 102 votantes, Renato Delgado obteve 57 votos a favor enquanto o seu adversário Alindo Brandão obteve um total de 42 votos favoráveis num processo que foi longo porque uma primeira votação foi interrompida quase na parte final porque alguns delegados votaram duas vezes.
Em relação ao conselho do sector, composto por 37 membros, dos quais 35 eleitos e dois membros natos, nomeadamente o líder local da juventude e da federação das mulheres do PAICV, que foi consensualizado, apresentou uma renovação na ordem de 50 por cento com a entrada de muitos jovens.
A lista consensual obteve uma votação expressa, 78 votos favoráveis e 41 votos contra.
No seu primeiro discurso como primeiro secretário do PAICV-São Filipe, Renato Delgado destacou a necessidade do reforço da coesa interna de todos para desde agora iniciar o trabalho para vencer os desafios eleitorais de 2016, mantendo assim a tradição em São Filipe e na ilha do Fogo, onde o PAICV sempre venceu todas as eleições legislativas, presidenciais e autárquicas.
Para tal, Renato Delgado elegeu a reorganização interna das estruturas sectoriais e a redinamização político-partidária a nível sectorial, visando o reforço da coesão e fortalecimento do partido para vencer as próximas eleições, bem como a revitalização dos grupos de base, e uma maior articulação com as estruturas regionais, como a juventude e a federação das mulheres, e com os órgãos autárquicos (Câmara e Assembleia).
Em relação ao conselho do sector, além da sua renovação em 50 por cento, Renato Delegado destacou a melhoria em termos de representatividade das zonas do interior, notando que comunidades importantes passaram a ter representante neste órgão do sector de São Filipe do PAICV.
O Secretário-geral do PAICV, João do Carmo que presidiu à conferência electiva felicitou na cerimónia do encerramento o candidato vencedor, indicando que a Victoria não é apenas do candidato Renato Delgado mas de toda a família do PAICV em São Filipe e na ilha do Fogo.
“O que nos espera é um período de muito trabalho”, disse o Secretário-geral do PAICV acrescentando que 2016 é “muito importante” para o partido e é necessário muito trabalho, de todos os militantes, para ganhar todas as eleições, apelando assim a todos para estarem engajados à volta da mesma causa.
Com relação à situação política vivida no país com o veto dos estatutos de cargos políticos, João do Carmo disse que a posição do PAICV é aquela que foi assumida pela Comissão Política Nacional e está em sintonia com as expectativas do povo cabo-verdiano.
“PAICV é um partido de esquerda e de rosto humano”, disse João do Carmo, indicando que o seu partido defende os interesses do povo e não de determinada classe.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top