PUB

Saúde

Cabo Verde não está longe de atingir Objetivos do Milénio na Saúde – Governo

A ministra da Saúde cabo-verdiana afirmou hoje que o país tomou as medidas necessárias e as tendências indicam que “não está longe” de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) no setor, traçados pela ONU até 2015.
Em declarações aos jornalistas durante a cerimónia de celebração do Dia Mundial da Saúde, Cristina Fontes Lima disse que a Saúde é um setor que tem “tendências firmes” de melhorias, tendo já cumprido grande parte dos objetivos do milénio.
“A mortalidade materna foi atingida em 2014, temos a tuberculose também a portar-se como a gente pretende, o paludismo, o VIH-Sida, onde diminuímos as mortes, eliminamos a transmissão vertical e temos ganhos consideráveis na mortalidade infantil”, indicou a ministra.
Na semana passada, a coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson, disse que vai ser “difícil” o país atingir todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) traçados pela ONU até 2015, mas que o balanço será muito positivo para o país.
Algumas vozes têm alertado na imprensa cabo-verdiana que o país não atingirá todas as metas definidas pela ONU, sobretudo no que diz respeito à Saúde, tendo Cristina Fontes Lima afirmado em janeiro que não sabia se o país iria alcançar as metas
Hoje disse que isso só se saberá após receber o relatório, que deverá acontecer em junho próximo.
Na sua intervenção, Cristina Fontes Lima garantiu ainda que o Governo cabo-verdiano quer pôr a saúde “no centro das preocupações” dos cidadãos, bem como apostar na sua sustentabilidade e uma cobertura universal no acesso e equidade.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, que chamou atenção para a adoção de políticas para a rentabilização, distribuição, utilização e conservação dos alimentos e também para uma atenção especial à importação, uma vez que grande parte dos alimentos consumidos no país são importados.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top