PUB

Política

Manifestação em três ilhas contra estatuto de titulares de cargos políticos

O grupo – Mobilização para Acção Cívica – mais conhecida por MAC#114, convoca uma manifestação em três ilhas (Santiago-Praia, São Vicente e Sal) e toda a população do país para uma “grande” manifestação, a acontecer na tarde desta segunda-feira, 30.
A manifestação serve para demostrar a indignação sobre a aprovação do novo Estatuto da de Titulares de Cargos Políticos, aprovada em unanimidade, na noite de quarta-feira, 25, pelos deputados nacionais.
Segundo a divulgação do MAC#114, a concentração deverá ser feita ao largo da própria Assembleia Nacional, “casa dos deputados nacionais escolhidos pelo povo” para demostrar o descontentamento pelo novo estatuto aprovado e que dá “novas regalias” aos deputados da Nação.
Recorde-se que 64 dos 72 deputados disseram sim, entre outras coisas, ao aumento em 65% por cento (%) dos salários dos políticos. Vários são os sectores da sociedade civil que se manifestaram contra a aprovação do novo estatuto devido à crise económica que o país enfrenta.
Uma dessas vozes é Júlio Ascensão Silva, secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS), antes dessa aprovação, defendeu que “o poder de compra dos trabalhadores cabo-verdianos em geral vem diminuindo drasticamente e o desemprego, sobretudo o desemprego jovem, ameaça a paz social no país”, e os políticos são aumentados em subsídios, abonos, gratificações e subvenções, rendimento da classe política.
Já o primeiro-ministro, José Maria Neves, saíra em defesa do estatuto pedindo “calma e serenidade”.
O presidente da República, Jorge Carlos Fonseca afirmou também que está atento às manifestações de protesto.
Os manifestantes aguardam o veto presidencial e que os deputados voltem atrás nessa decisão. CG
 

PUB

PUB

PUB

To Top