PUB

Política

Janine Lélis quer explicações sobre subsídios atribuídos pelo Governo

O MpD exige explicações do Governo sobre um conjunto de donativos, subsídios e outras regalias, atribuído por diversos Ministérios à gente afecta ao PAICV, durante as recentes eleições internas desse partido.
O pedido foi formulado pela deputada do MpD, Janine Lélis, que teme que o mesmo esquema seja aplicado nas eleições legislativas de 2016.
São sete os Ministérios que já receberam cartas da deputada, que quer saber dos critérios adotados na concessão de pensões sociais e bolsas de estudo, na atribuição de apoios no âmbito do combate ao mau ano agrícola.
Janine Lélis estriba-se nas denúncias e acusações ocorridas durantes as recentes eleições internas do PAICV, que, segundo diz, “são do domínio e do conhecimento público de utilização dos meios do Estado, por parte da candidatura da atual da presidente do PAICV para compra de votos e condicionamento dos cidadãos militantes desse partido”.
“Impõe-se pois clarificar e garantir que as práticas de condicionamento de voto sejam estancadas, sob pena de corromperem e minarem a nossa democracia”, advoga.
Nesta perspectiva, a deputada endereçou, através dos serviços da Assembleia Nacional, pedidos de informação, dirigidos às ministras da Juventude, Desenvolvimento Rural, das Finanças, e da Educação.
“Pedi informações sobre todas as pensões que foram dadas, todas as bolsas de estudo que foram concedidas, todos os apoios dados no âmbito do combate ao mau ano agrícola, todos os beneficiários da FICASE, todas as transferências feitas a Fundações e associações, todos os estágios concedidos na Administração Publica”, frisou.
A deputada afirma que Cabo Verde “precisa e merece” que os combates eleitorais se façam de forma “honesta e transparente”.
“É meu interesse enquanto Deputada da Nação e é do interesse de toda a sociedade civil que as eleições sejam disputadas de forma livre com concurso de propostas de melhor governação do país”.
 
 
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top