PUB

Política

PM garante que Objectivos de Desenvolvimento do Milénio serão cumpridos em 2015

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, garantiu, esta segunda-feira, na apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que o país vai cumprir, ao longo deste ano, todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) estabelecidos pelas Nações Unidas.
“Estamos em vias de realizar todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio no horizonte deste ano de 2015, conforme estabelecido pelo sistema das Nações Unidas. Não podemos, todavia, esquecer os desafios e o longo caminho que temos pela frente, particularmente nos domínios do emprego, do combate à pobreza, às desigualdades e de todas as formas de exclusão socia”, realçou.
No domínio da segurança, José Maria Neves salientou que ainda persistem desafios que interpelam todos os cidadãos cabo-verdianos.
“A segurança do país é um desígnio nacional, devendo suscitar o concurso de todos. Quero pois, enquanto Chefe do Governo, apelar às instituições, às organizações da sociedade civil, às empresas e aos cidadãos para um forte engajamento no combate à criminalidade”, afirmou José Maria Neves enfatizando que o Estado “tem uma enorme responsabilidade” e que “deve agir com firmeza” mobilizando meios prevenindo a criminalidade e reprimindo os prevaricadores.
Olhando para trás, o primeiro-ministro considerou 2014 um ano muito difícil a todos os títulos.
“A persistência da crise económica internacional, a eclosão da epidemia do ébola na nossa região oeste africana, a seca e a erupção vulcânica na ilha do Fogo, vieram reforçar as dificuldades de uma situação já de si complexa, porque, cheia de constrangimentos restritivos, ao ritmo de crescimento e à dinâmica de desenvolvimento. Por outro lado impõe-se constatar que as mudanças climáticas têm provocado substanciais alterações nos nossos mares com os consequentes perigos para a navegação marítima, particularmente em determinados meses do ano”, salientou.
Jorge Carlos Fonseca, por seu lado, fez questão de lembrar que 2014 foi um ano muito difícil, e que 2015 vai ser complexo.

PUB

PUB

PUB

To Top