PUB

Política

JPAI elege delegados para Congresso do PAICV

A Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) elegeu, este sábado, os seus 43 delegados (10 % por cento), que irão representar a organização no XIV Congresso do PAICV, nos dias 24 e 25, na cidade da Praia. O congresso de Pedra Badejo daquela “jota” ficou, contudo, marcado por um clima de contestação por parte da JPAI da cidade da Praia.
Depois de um dia inteiro de muita discussão, a JPAI lá conseguiu uma lista única de delegados, tendo os 94 participantes do congresso votado “SIM”, contra os dois “NÃO” e duas abstenções.
Josimar Brito, porta-voz do encontro, que aconteceu em Santa Cruz garante que a organização saiu “mais unida” do congresso. “Elegemos os 43 delegados efectivos e 16 suplentes, cumprindo assim as recomendações do partido, tendo em vista o seu próximo congresso”, disse.
DESACORDO
O II Congresso de JPAI ficou contudo marcado também por um certo desacordo entre alguns delegados e a Comissão organizadora.
Anny Reis, presidente da JPAI-Praia, disse que recebeu com “certa estranheza” a redução de 30 para sete delegados da cidade da Praia ao Congresso do PAICV.
“Sempre a concelhia da Praia teve, no mínimo, entre 30 e 40 delegados. E desta vez, simplesmente, o número foi reduzido para sete, sem nenhuma explicação”, afiança.
Questionado sobre o assunto, o porta-voz Josimar Brito respondeu que a redução é a nível nacional e deve-se, tão-somente, à falta de recursos financeiros. “Houve uma redução dos delegados, de forma proporcional, de cada concelhia. Sendo um congresso extraordinário, não temos como suportar os custos. A decisão foi tomada pela comissão nacional e é desta forma que escolhemos os 43 delegados”, explica.
O congresso deste sábado estava agendado para as 9H, mas só arrancou verdadeiramente por volta das 14H40 e encerrou às 19H, com a aprovação do resultado eleitoral.
DP
 

PUB

PUB

PUB

To Top