PUB

Cultura

“Voz da Criançada” desperta talento de futuros animadores

“Voz da Criançada” é o nome do novo programa que irá integrar a programação da Rádio Comunitária Voz de Ponta d’ Água (RCVPA), feito por crianças, com enfoque na vertente educativa, mas também no despertar de futuros animadores de rádio.
A ideia de criar o programa surgiu , segundo Bernardino Gonçalves, da “necessidade de se ter um espaço infantil na RCVPA, com uma proposta e linguagem mais adequada às crianças e adolescentes. Pretende-se que o programa seja a voz das crianças, com elas e para elas”.
O mesmo será feito por uma equipa de voluntários infantis ainda que sob a coordenação de uma equipa, que “irá também treinar potenciais animadores infantis”.
Os conteúdos serão essencialmente educativos e destinados ao público infanto-juvenil. Contudo, a ideia é, quinzenalmente, convidar uma turma de uma escola básica, para constituir a plateia e participar na animação.
O projecto é uma iniciativa do “País do Arco-íris – Rainbow”, um movimento mundial de crianças e adolescentes, e que na cidade da Praia conta já com 20 adolescentes, orientados por duas jovens, em que a proposta educativa é, precisamente, “inserir a criança e o adolescente no mundo da diversidade e da tolerância, mas também da alegria do viver juntos em harmonia”.
De acordo com esse promotor, a iniciativa “propõe a construção de um mundo mais justo, humano e solidário para todos, caracterizado pelo respeito por todos e pela natureza. Além disso, propõe um mundo de paz e sem discriminações em função da cor, idade, condição social, entre outros.
No manifesto do movimento Rainbow pode-se ler que “somos muitos, mas não somos todos iguais. Somos de diferentes cores e de todas as idades; mas isso não é razão para levar a cabo uma guerra. Estamos empenhados para crescer juntos e não permitir que pessoas violentas tirem a infância às crianças”. Pensamentos que irão constar do programa “Voz da Ccriançada”.

PUB

PUB

PUB

To Top