PUB

Política

Liderança do PAICV: Janira vai na frente segundo Afrosondagem

Janira Hopffer Almada foi, segundo um estudo da Afrosondagem, a vencedora do debate televisivo que confrontou os três candidatos à liderança do PAICV, tendo Cristina Fontes sido considerada a segunda melhor. Felisberto Vieira terá sido, de acordo mesmo estudo, o grande derrotado. A sondagem revela ainda que, se as eleições legislativas fossem hoje, Janira Hopffer Almada ganharia a eleição para o cargo de primeiro-ministro, derrotando assim Ulisses Correia e Silva, do MpD.
Segundo os entrevistados pela Afrosondagem o vencedor do debate foi a candidata Janira Hopffer Almada (JHA). Esta arrecada 37% de opiniões favoráveis contra 17% e 15%, respectivamente, para os candidatos Cristina Fontes (CF) e Felisberto Vieira (FV). JHF é vencedora para os simpatizantes de todos os partidos e mesmo para os que não têm simpatia partidária definida. CF tem o seu melhor score junto dos simpatizantes dos partidos da oposição e JHA e FV junto dos simpatizantes do PAICV.
De acordo com a Afrosondagem, a percepção pública dos cabo-verdianos é que JHA sucederá a José Maria Neves na liderança do PAICV. Essa é a opinião de 38% dos inquiridos. No entanto, a proporção daqueles que gostaria que JHA fosse eleita líder do partido da situação sobe mais 4 pontos percentuais, situando-se em 44%. CF passa de 15% para 18% para aqueles que consideram que ela será eleita e aqueles que consideram que gostariam que ela fosse eleita. O candidato FV é o único que diminui, embora ligeiramente, de 19% para 18% nesses dois aspectos, embora se situe na segunda posição na corrida à liderança do PAICV.
Segundo a mesma fonte, se as eleições legislativas fossem hoje, JHA venceria as eleições. A diferença para o líder da oposição situa-se em 19 pontos percentuais, com cerca de 1/5 do eleitorado indeciso (10%) ou a recusar-se a votar num desses dois candidatos (11%). Cristina Fontes apresenta-se também como vencedora face ao líder da oposição com uma diferença de 9 pontos percentuais. Felisberto Vieira seria o único dos actuais candidatos do PAICV a ser derrotado por Ulisses Correia e Silva.
Foram realizadas 1.211 entrevistas por telefone, a partir de uma amostra aleatória com 2,8% de erro relativo e intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas em todos os concelhos do país, sendo os resultados representativos para o todo nacional e para o meio de residência (urbano/rural). As entrevistas decorreram entre os dias 29 de Novembro e 3 de Dezembro junto dos cidadãos cabo-verdianos com idade igual ou superior a 18 anos.
 

PUB

PUB

PUB

To Top