PUB

Cultura

Djosa expõe “Desenhos” na Praia

O arquitecto urbanista e desenhista natural de São Nicolau, José (Djosa) Gomes, expõe ‘Desenhos’, esta sexta-feira, no restaurante O Poeta, na cidade Praia.
Trata-se de um conjunto de quadros com traços fortes da cabo-verdianidade, utilizando toda a sua técnica que adquiriu ao longo dos anos.
José do Rosário Freitas Gomes, mais conhecido por Djosa, é natural de Covoada, ilha de São Nicolau. Fez os seus estudos secundários em São Vicente, lugar que viveu a maior parte da sua juventude.
Nos anos 60 viajou para Belo Horizonte, Brasil onde iniciou os estudos de Arquitetura que mais tarde abandonou por motivos políticos e começou a trabalhar de forma temporária nas fábricas do ABC Paulista.
Mais tarde regressou aos estudos na Escola de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro. Quando terminou os estudos ficou por Brasil, entre os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Pará para trabalhar em projectos e planos de urbanização.
Regressa a Cabo Verde por dois anos para dedicar-se a projectos de arquitectura e urbanismo, mas logo retorna ao Brasil para concluir o curso de Engenharia de Produção.
Actualmente vive na cidade da Praia, dividindo o seu tempo entre trabalhos de arquitetura, pintura e desenhos em diversas técnicas. Já participou em várias exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como em Cabo Verde.
Recentemente, expôs em Portugal e na Itália e esteve no Brasil a convite da Universidade Federal do Pará para participar no Colóquio sobre História de Arte Luso-brasileiro e no Fórum Landi, realizando exposições no Centro de Convenções da Universidade do Pará e na Galeria de Arte Graça Landeira da Universidade da Amazónia.
A exposição “Desenhos” ficará patente até 21 de Dezembro.

PUB

PUB

PUB

To Top