PUB

Cultura

Devoto de Louiz Allaz publica livro

O santa-catarinense José Pereira Miranda, professor aposentado, lança esta sexta-feira, 21, o seu primeiro livro, “Padre Louiz Allaz – Uma estrela na madrugada cabo-verdiana”. Como o nome indica, trata-se de um tributo a esse missionário suíço católico que viveu em Cabo Verde, de 1947 a 1976, e deixou muitas saudades entre as gentes de Santa Catarina.
“Padre Louiz Allaz – Uma estrela na madrugada cabo-ver diana” foi a forma que José Pe- reira Miranda encontrou para mostrar a história e o percurso desse padre suíço, missionário em Cabo Verde. Com isso, segundo a organização responsável pelo lançamento, o autor pretende dar a conhecer algumas das “grandes lutas” travadas por Louiz Allaz para o desenvolvimento cultural e económico da população do interior de Santiago e, desta forma, contribuir para que “os feitos desse missionário heróico e santo não fiquem enterrados com as suas cinzas ou desfeitos nas neblinas do tempo”.
TESTEMUNHOS
A obra traz testemunhos de pastores formados a partir de iniciativas de Allaz, entre eles o actual Bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, de missionários que com ele trabalharam, bem com de pessoas, humildes ou não, que beneficiaram das acções desse “estrangeiro que se fez cabo-verdiano, mesmo sem «se nacionalizar», com o único objetivo de ajudar os africanos e, mais concretamente, o povo das ilhas, de quem se fez um irmão mais entendido e protetor”. Uma história encontra-se plasmada em 272 páginas do livro.
De realçar que Louis Allaz chegou a Cabo Verde, mais concretamente a Santiago, em plena fome de 1947. Jovem ainda, foi um dos primeiros missionários a responder a um apelo do então Bispo de Cabo Verde, Dom Faustino Moreira dos Santos, para vir trabalhar neste arquipélago, uma “terra de onde todos procuravam fugir”.
O lançamento “Padre Louiz Allaz – Uma  estrela na madrugada cabo-verdiana” está programado para esta sexta-feira, 21, no Centro Paroquial de Igreja Baixo, Santa Catarina de Santiago. Contará com as presenças do Bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, e do Primeiro-ministro José Maria Neves, entre outras figuras ilustres do concelho e não

PUB

PUB

PUB

To Top