PUB

Economia

Taxa de Inflação Homóloga aumentou 0,4 pontos percentuais em Outubro

A taxa de variação homóloga registada pelo índice de preço no consumidor (IPC) foi de -0,7 por cento (%) no mês de Outubro de 2014, significando um aumento 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao valor registado no mês anterior.
A variação mensal observada entre Setembro e Outubro de 2014 foi 0,1%, valor idêntico ao registado no mês anterior. A variação média dos últimos doze meses situou-se em -0,2%, valor inferior em 0,1p.p. ao registado no mês anterior.
As classes, produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-1,8%), transportes (-1,7%), ensino (-1,6%), rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (- 0,9%) e lazer, recreação e cultura (-0,6%), contribuíram com os valores negativos mais expressivos.
Por outro lado, as contribuições positivas foram registadas nas classes, bens e serviços diversos (+3,9%), saúde (+1,1%), bebidas alcoólicas e tabaco (+1,0%), vestuário e calçado (+1,0%), hotéis, restaurantes, cafés e similares (+0,8%) e assessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+0,4%).

PUB

PUB

PUB

To Top