PUB

Economia

Santo Antão ganha a sua primeira barragem

A barragem de Canto de Cagarra, construída no vale da Garça, no concelho de Ribeira Grande (Santo Antão), vai ser inaugurada este sábado, 15. Trata-se da primeira infra-estrutura hidráulica do género construída na ilha das montanhas, tida com a segunda maior ilha em termos de vocação agrícola no país deste arquipélago.
A conclusão dos trabalhos e a inauguração da barragem de Canto de Cagarra, no próximo sábado, 15 de Novembro, constitui um marco para a ilha de Santo Antão. É também no dizer de suas gentes a realização de um sonho antigo e que abre novas perspectivas para o desenvolvimento da agricultura e melhoria das condições de vida, sobretudo, para as pessoas do vale de Chã de Igreja, Cruzinha e Mocho, beneficiárias directas da tal infraestrutura.
Com a construção da barragem de Canto de Cagarra as autoridades esperam armazenar à volta de 418.000 m3 de água das chuvas, dado que foi construída numa bacia hidrográfica que reúne boas condições topográficas e geológicas, com índices de pluviometria superior à média de Santo Antão. A quantidade de água que futuramente vai ser armazenada irá beneficiar directamente cerca de 200 agricultores numa área cultivada de 50 hectares de terrenos.
Esta é, pois, mais uma das seis barragens já construídas em Cabo Verde, estando outras três em construção, Flamengo e Principal (Santiago) e Banca Furada (São Nicolau).

PUB

PUB

PUB

To Top