Os riscos financeiros que a China enfrenta “não são assim tão assustadores”, afirmou hoje o Presidente chinês, Xi Jinping, numa altura em que os líderes da segunda economia mundial olham para uma transição de décadas de forte crescimento para uma expansão mais sustentável.
O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu ao ritmo mais lento em cinco anos no terceiro trimestre, com Xi Jinping a afirmar que a economia chinesa entrou numa era “normal nova” que vai ser mais benéfica para o país e para o mundo a longo prazo.
“Alguns preocupam-se com a possibilidade de a taxa de crescimento económico da China vir a cair ainda mais e se conseguiremos superar as dificuldades”, disse o Presidente chinês, afirmando que “há, de facto, riscos, mas não são assim tão assustadores”.
No discurso de abertura de um encontro de líderes empresariais e políticos da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico), em Pequim, Xi Jinping realçou que a economia da China está a ser mais impulsionada pela procura do consumo interno – como defendem os economistas –, afastando-se de uma instável dependência do investimento e comércio externo, a fim de evitar “riscos externos”.
A criação de emprego e os rendimentos individuais estão a aumentar e a inflação está sob controlo, afirmou o líder chinês no encontro com líderes da região da APEC, que representa 40% da população mundial, quase metade do seu comércio e mais de metade do seu Produto Interno Bruto (PIB).
“O desenvolvimento da China vai gerar enormes oportunidades e benefícios para a Ásia-Pacífico”, sublinhou, deixando uma ressalva.
“Estamos certamente cientes de que o ‘novo normal’ se faz acompanhar por novos desafios e novos problemas. De facto, alguns potenciais riscos estão já a emergir”, disse, sem especificar.
Os líderes das 21 economias-membro da APEC, incluindo o Presidente norte-americano, Barack Obama, iniciam, na segunda-feira, uma cimeira de dois dias, cuja agenda vai ser dominada pela gradual transformação do anel do Pacífico numa zona de comércio livre.
Riscos económicos da China “não são assim tão assustadores” – Xi Jinping
Por
Publicado em