PUB

Sem categoria

Destaques da edição 375 do Jornal A NAÇÃO

TACV: GOVERNO “REFORÇA” E “APERTA” CONTRATO DE PEREIRA SILVA
O contrato de João Pereira Silva, à frente do Conselho de Administração da TACV, acaba de ser “reforçado” por mais um ano, indo agora até Março de 2016, altura em que essa transportadora aérea deverá estar privatizada. Diante das críticas dentro da própria empresa, o visado faz saber que não passou a ganhar “rigorosamente nem mais um tostão com isso”, tendo, pelo contrário, visto as suas responsabilidades acrescidas.
JUSTIÇA: ZANY SEM PROTECÇÃO DO ESTADO
Zany Filomeno – a quem o Estado prometera protecção após sair da cadeia por colaborar com a justiça na prisão de outros traficantes ligados ao processo “Voo da Águia” – ainda está em Cabo Verde, agora como empresária do ramo das confecções. Alegadamente, por causa da inoperância da Comissão de Programas Especiais de Segurança, as suas exigências de segurança pessoal não estão a ser cumpridas.
TELECOMUNICAÇÕES: ALTICE DESDENHA CV TELECOM
A Altice, multinacional francesa do ramo das telecomunicações, formalizou esta semana a sua intenção de comprar, por 7,025 mil milhões de euros, a Portugal Telecom (PT) à brasileira Oi. Tal decisão não incluem, todavia, os activos da gigante portuguesa em África, de que a Cabo Verde Telecom (CVT) faz parte através da Africatel.
POLÉMICA: DOCENTE ACUSA MESCI DE “ROUBAR” LABORATÓRIO DE LÍNGUAS
O cidadão e professor José de Pina acusa o Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação (MESCI) de violar os seus direitos de autor, ao mandar instalar um laboratório virtual de línguas que diz ser da sua autoria sem a sua devida autorização. O MESCI refuta a acusação afirmando que o projecto é propriedade desse Ministério, onde o denunciante prestava serviço.
PATRIMÓNIO: EX-CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL ABANDONADO: CURADORIA PODE SER A SALVAÇÃO
O ex-Campo de Concentração do Tarrafal (de Santiago), considerado Património Nacional de Cabo Verde, continua praticamente entregue à sua sorte. A anunciada Curadoria é vista como uma das soluções possíveis para o resgate e a salvaguarda do que resta desse património construído, mas, para isso, impõe-se que se vá das palavras aos actos. Antes que seja tarde.
AGRICULTURA: PRODUTORES DE POILÃO PREOCUPADOS COM DESCIDA DA ÁGUA DA BARRAGEM
Os agricultores de regadio de São Lourenço dos Órgãos e de Santa Cruz (no interior de Santiago), que beneficiam da água da barragem do Poilão para regar as suas propriedades agrícolas, estão preocupados com a descida do nível desse líquido na barragem. E muitos já não conseguem irrigar todas as suas parcelas cultivadas.
DESPORTO (FUTEBOL): CAMPEONATOS REGIONAIS COMEÇAM EM JANEIRO
Janeiro é o mês previsto para o arranque da maioria dos campeonatos regionais de futebol nos diferentes pontos do país, casos de Santo Antão, Santiago, Boa Vista, Sal, ilhas que já deram arranque à época desportiva 2014/2015 com os torneios de abertura. Já em São Vicente reina a incerteza, estando ainda sem data definida para o início da temporada, por causa dos trabalhos que decorrem no Estádio Adérito Sena.
CADERNOS E COLUNAS
Esta edição nº375 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 06 de Novembro, traz, ainda, o Caderno ETC. que, entre outros temas, aborda a problemática da gestão e preservação dos principais centros históricos de Cabo Verde, entre eles, a Cidade Velha, Património Mundial e da Humanidade, e a Cidade de São Filipe na ilha do Fogo. Além da habitual coluna de Filinto Elísio, pode ainda ler no caderno ETC. a comunicação apresentada pelo cabo-verdiano Jorge Querido, em Coimbra, a 28 de Outubro, numa conferência em homenagem aos antigos associados da Casa dos Estudantes do Império (CEI), entre os quais se destacam as figuras de Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Mário de Andrade, entre vários outros.
Capa 375

PUB

PUB

PUB

To Top