PUB

Ambiente

Mau ano agrícola: Francisco Tavares busca parcerias para plano de emergência

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares, diz-se preocupado com a situação do mau ano agrícola nesse concelho de Santiago. E para isso espera ter o apoio do Governo.
Na busca de uma solução para o mau ano agrícola em Santa Catarina, o edil decidiu convidar a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, a visitar o município para constatar, in loco, a situação desoladora em que se vive no concelho.
A ideia, segundo uma nota da CMSC, passa por ouvir as preocupações da  população, em especial, os agricultores e criadores de gado. E juntos, Governo e Câmara, montarem um plano de emergência para melhor atender as necessidades da população.
“O ano agrícola está praticamente perdido em Santa Catarina”, afirma o autarca de Santa Catarina, concelho onde a criação de gado é uma das mais importantes actividades económicas das áreas rurais, onde vivem cerca de 73% da população do município. “É grande a angústia dos criadores de gado para o qual já falta pasto”, salienta.
Tavares avança que esta situação implicará, entre outras acções, a criação de mais empregos temporários e medidas concretas para o salvamento do gado. “Isso porque a venda ao desbarato do gado causará a descapitalização do sector da pecuária e forçosamente o empobrecimento de milhares de famílias, aumentando a sua dependência em relação aos poderes públicos”, conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top