PUB

Política

Governo e MPD perspectivam revisão do Código Eleitoral

No encontro do Primeiro-Ministro, José Maria Neves, esta quinta-feira, 09 de Outubro, com o presidente do MpD, os dois perspectivaram a problemática do processo eleitoral e a revisão do Código Eleitoral em curso, tendo ambos sublinhado a necessidade de um amplo consenso sobre esta matéria que exige a aprovação de uma maioria de dois terços do parlamento para a modernização de todo o sistema eleitoral.
Tanto José Maria Neves quanto Ulisses Correia e Silva sublinharam a importância de um entendimento nesta matéria para “não introduzimos ruídos no processo eleitoral”, como afirmou Neves. Uma das propostas do Governo tem a ver com a introdução da nova careira de identidade nacional, para que possa também substituir a carteira de eleitor já nas próximas eleições.
Por sua vez, lembrando que estamos prestes a entrar num ano pré-eleitoral, Ulisses Correia e Silva escusa-se a comentar sobre esta proposta ainda, remetendo para um “fórum de discussão próprio”, reflectindo ainda sobre “a pertinência ou não desta revisão, salientando porém a necessidade do aperfeiçoamento do sistema político e eleitoral.
“Há um conjunto de propostas que estão a ser preparadas e que serão debatidas em fórum próprio. Primeiro criar a vontade política porque nós temos que aperfeiçoar cada vez mais o nosso sistema político e eleitoral e depois consensualizar porque trata-se de matérias que exigem a maioria qualificada”, afirma o presidente do MpD.

PUB

PUB

PUB

To Top